TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pesquisa de estudantes sobre a importância de reduzir o consumo de água e como ações simples que podem trazer benefícios para toda a população

Seminário: A pesquisa de estudantes sobre a importância de reduzir o consumo de água e como ações simples que podem trazer benefícios para toda a população. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Seminário  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

Foram realizadas pesquisas sobre a real necessidade de redução no consumo de água, detectamos a falta de ações de conscientização para os alunos da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, (Anhanguera Unidade 01), por esse motivo, o grupo decidiu criar um evento que visa incentivar os alunos a mudarem seus hábitos de consumo. Além de colaborar com “o meio ambiente”, é um projeto de extensão universitária, com o intuito de levar os alunos as práticas das atividades desenvolvidas em sala.

Como base do estudo, foram abordados assuntos como, o desenho organizacional, desenho departamental e modelagem de trabalho. Tais abordagens definiram os passos para um projeto bem sucedido.

“Planejar é ter o poder de “ver” o futuro, conseguir enxergar além dos limites da visão”.

2. DESENVOLVIMENTO

O grupo de 07 alunos nomeado “S.O.S Água” decidiu criar um evento com objetivo de mobilizar alunos da Faculdade sobre a importância da redução do consumo de água e como atos tão simples podem beneficiar toda a população.

Para maior êxito no processo de planejamento do evento, separamos em etapas os procedimentos que serão adotados e dividimos as responsabilidades, definindo as atribuições mediante as competências dos participantes.

Estruturamos como será o funcionamento da ação, e como serão aplicados e distribuídos os recursos, baseados no desenho organizacional.

Definimos as etapas da seguinte forma:

• Definição do local, dia e hora da realização do evento.

• Como seria feita a divulgação.

• Realização (Execução do planejamento).

As responsabilidades foram dividas pelos integrantes de forma descentralizada, sem grau de hierarquia, cada grupo ficou responsável pela sua tarefa, havendo um ciclo de informações para conhecimento geral dos fatos.

Departamentalização

Para melhor aplicação do projeto foi dividido em 3 subgrupos , afim de que os objetivos e decisões fossem levantadas e pudessem ser colocadas em prática.

1º Grupo

Responsáveis pelo contato com a faculdade para viabilização do projeto.

2º Grupo

Responsáveis pela captação dos recursos necessários para a execução ex: (espaço, cadeiras, data show, equipamentos de informática e aparelho de som).

3º Grupo

Responsáveis pela divulgação do evento na Faculdade e por buscar voluntários para colaborar no dia do evento.

Modelagem do trabalho

A equipe foi formada levando em consideração o compromisso e a responsabilidade solidária de cada um. Os objetivos foram discutidos até que se chegasse a um consenso sobre qual seria nossa forma de ação.

Com base nisso o grupo foi dividido para aplicação das competências de forma apontadas, cada subgrupo foi designado, levando em conta suas habilidades pessoais, tais como: competências e perfis pessoais.

O que ficou esclarecido entre o grupo foi à questão que não haveria liderança única, mas todos puderam dar sua contribuição, sugerindo idéias e até questionando as idéias dos outros, propondo mudanças construtivas quando necessárias.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »