TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENÁRIO DO NOVO CONSUMO DE PESQUISA

Seminário: CENÁRIO DO NOVO CONSUMO DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Seminário  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

08/02/2013 | Publicado em: | Por: Ivanildo

O NOVO CENÁRIO DO CONSUMO DE SORVETE

 Três tendências de consumo prometem influenciar o mercado de produtos alimentícios nos próximos anos em todo o mundo: conveniência,”saudabilidade” e indulgência. Essa mudança está ligada diretamente ao ritmo de vida do consumidor moderno e suas preocupações com relação à alimentação. Hoje, ele está em busca de produtos que ofereçam praticidade, saúde e prazer na hora de se alimentar. Na indústria de sorvetes, temos verificado nas gôndolas dos supermercados um aumento de lançamentos de produtos ligados às três novas tendências de mercado.

Podemos dizer que isso é um reflexo tanto da preocupação social das empresas quanto da modernização da indústria, que agora conta com uma tecnologia mais apropriada para oferecer aos consumidores produtos que beneficiam a sua saúde e, ao mesmo tempo, saciam seus desejos. Na linha dos ‘saudáveis’, estão os produtos naturais, com maior concentração de polpa, frutas e grãos, sem adição de açúcar e também os alimentos funcionais (produtos benéficos ao desempenho físico e mental).

As tendências relacionadas à “saudabilidade” são influenciadas por fatores que vão desde a preocupação com o envelhecimento precoce à busca de um estilo de vida mais saudável. Os alimentos funcionais representam uma forte tendência. Nesta linha, já temos em evidência os produtos feitos com a proteína da soja, que uma de suas principais funções é reduzir o colesterol. Na linha dos ‘indulgentes’, encontramos os produtos personalizados, exclusivos e com sabores mais pronunciados, como caipirinha, trufa com nozes, banana caramelada, entre outros.

Esta nova tendência está relacionada com o aumento do nível de educação, informação e renda da população. Os consumidores estão mais abertos a novas experiências gastronômicas, texturas e sabores. Mas, também, estão preocupados com a saúde e a forma física, o que tem levado à demanda por produtos que sejam saborosos, mas também saudáveis. Já na linha de ‘conveniência’, que são aqueles produtos prontos para consumir, podemos encontrar os potes de sorvete individuais e alimentos em pequenas porções, adequados para comer em trânsito ou em diferentes lugares e situações.

Como essa tendência converge com o aspecto de saudabilidade, a indústria tem agregado os dois valores em um só produto. Por isso, o sucesso do sorvete de iogurte, que hoje oferece saúde e conveniência. Vale ressaltar que essas mudanças na indústria de sorvetes só puderam acontecer devido ao grande avanço tecnológico e a maior preocupação das empresas com o controle de qualidade dos alimentos. Além disso, temos um consumidor mais consciente e mais aberto a novas experimentações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com