TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A prática do serviço social nas instituições

Tese: A prática do serviço social nas instituições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2015  •  Tese  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL

Departamento de Serviço Social – DSS

A práxis do Serviço Social nas instituições

Fichamento apresentado pela discente Jéssica Lima Cordova à disciplina de Análise Institucional, ministrada pela Professora Jane Nagaoka, referente ao 4° período do curso de Serviço Social.

Manaus - AM

2015

FICHAMENTO

1. REFERÊNCIA:

BARBOSA, Mário da Costa. A práxis do Serviço Social nas instituições. Serviço Social e Sociedade, nº 34. São Paulo: Cortez, 1992.

2. FICHAMENTO DO TEXTO:

A práxis do Serviço Social nas instituições

“Como vemos, a história do homem está marcada pela atividade prática, que, ao se realizar, estabelece uma relação de reciprocidade da atividade individual sobre o social e vice-versa. [...] para a realização da atividade prática, delimitam-se os elementos componentes do processo, que são: a) a atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho; b) a matéria a que se aplica o trabalho, o objeto de trabalho; c) os meios de trabalho, o instrumental de trabalho.” (P, 7)

Par haver a atividade prática tem que haver um trabalho com uma finalidade, os meios de trabalhos e os instrumentos de trabalhos e assim, se tem uma relação com outras pessoas na sociedade.

“Essa produção realizada pelos homens [...] variam conforme o objeto e o sujeito que executa a sua ação: a) práxis produtiva; [...] b) práxis artísticas; [...] c) práxis científica; [...] d) práxis social, [...] e) práxis política [...].” (P, 8)

A prática se apresenta como uma autocriação do homem na sociedade.

“Portanto, nessa práxis humana, constitui-se a própria vida social, construindo novas formas econômico-sociais e instaurando-se o modo de produção capitalista. E é no interior desse modo de produção que o serviço social surge [...] como resultante desse processo que se instala e que cria novas formas de produção e de relações socioeconômicas.” (P, 9)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com