TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da reciclagem de resíduos

Artigo: A questão da reciclagem de resíduos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  Artigo  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Aprovado o plano de saneamento básico em 2007 no município de Osasco de Resíduos sólidos

Com o mandato do Prefeito daquela época Emídio Souza

Os resíduos sólidos é um dilema que perdura á milênios desde a época da colonização até os dias atuais um tema abrangente.

È um problema de administração que resulta em diversas conseqüências caso não tenha o tratamento correto e até mesmo ético.

Em cidades com aglomeração de pessoa como as metrópolis muitas vezes o descarte de resíduos sólidos é coletado e descartado de forma inadequada, sendo assim o Brasil o país o maior país da América latina tem uma população aproximada de 170 milhões de habitantes, apenas de responsabilidade municipal os serviços de limpeza pública, é escasso o uso de coleta seletiva, ressaltando que muitos municípios tem dificuldade na administração para tal problema que resulta em lixões.

Evolução da gestão

Vale lembrar que está aumentando cada vez mais a quantidade de descarte de resíduos sólidos, lembrando que com dados do IBGE entre 1989 e 2000 que aumentou de 100.000 ton por dia,para 149.094.30 ton por dia um aumento considerado demasiado devido ao acumulo e aglomeração de habitantes nas grandes metrópoles e consequentemente a industrialização. Devido a esse aumento percebe-se a importância que devemos perante a diminuição de consumo e reutilização.

Certo de que temos os aterros sanitários, que seria a forma mais coerente para fim do descarte sólido.

Dados mostram que o governo federal vem investindo com o sanitarismo no Brasil, despertando assim a conscientização dos profissionais e lideranças municipais referente a gestão inadequada de resíduos. Após a constituição de 1988 que criaram leis de defesa ao meio ambiente e sustentabilidade. Devido a constituição resultou na cobrança maior dos governos, ampliando e cobrando mais a forma adequada para descarte com licenciamento

Definições de lixão

Conforme o texto lixão é a forma inadequada de descarte de resíduos sólidos domiciliares, descartado á céu aberto.

Gerando inúmeras conseqüências como problemas na saúde pública e proliferação de vetores que transmitem doenças, também odores fortes e poluição do lençol freático e recursos hídricos, ali próximo.

Aterro controlado

Técnica de descarte que confina e cobre com solo os descartes sólidos domiciliares, essa forma também polui pois não há forma correta de sistema de impermeabilização, pois não possui captação e tratamento para líquidos e gases.

Aterro sanitário

É uma forma de descarte mais adequada com menos danos a saúde publica e minimizando impactos ambientais, utiliza métodos engenheiros aterrando o descarte e reduzi- los ao menor volume possível , cobrindo sempre com camadas de terra, possui o sistema de impermeabilização (solo compacto com ou sem manta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com