TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A semelhança entre a vida financeira de uma pessoa

Seminário: A semelhança entre a vida financeira de uma pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

A Semelhança Entre Uma Vida Financeira De Uma Empresa Com a De Uma Pessoa

A vida financeira de uma pessoa e de uma empresa tem várias semelhanças umas iguais e outras nem tanto, eu e a empresa que trabalho por exemplo temos algumas semelhanças a qual podemos citar, o fato de que nos utilizamos dos mesmos meios para abrir um leque de oportunidades e assemelhar nosso fluxo de caixa.

Sei que tenho que equilibrar o que tenho a pagar e a receber, mantendo assim o controle financeiro para não entrar em defasagem de fluxo, isto é, ficar sem recursos financeiros no futuro.

Tanto uma empresa, como um funcionário presta serviços para uma empresa, desta forma somos remunerados com um valor em dinheiro, lógico que em quantias diferentes, porém ambos recebem pelo serviço exercido.

O conceito de dívida é o mesmo, porém o tipo de dívida e diferente, a dívida de uma pessoa geralmente é com a finalidade de adquirir algum bem de consumo para seu conforto diário, já para uma empresa geralmente as dívidas são para investimento e crescimento futuro beneficiando o consumidor final, cliente que pode ser uma pessoa qualquer.

Os impostos também fazem parte de algo em comum, não são os mesmos tipos de importos, no entanto tanto nós pessoas comuns, quantos as empresas pagamos anualmente.

As empresas ainda sim, pagam os salários de seus funcionários, terceiros, pessoas jurídicas etc, pela prestação de serviços, já no caso do individuo comum, que não tem um empregado fixo, paga esporadicamente por uma prestação de serviço.

Assim, ouve-se com freqüência dizer que um dos objetivos da Contabilidade é o acompanhamento da evolução econômicas e financeira de uma Entidade.

A existência de objetivo específicos não é essencial à caracterização de uma ciência, pois, caso o fosse, inexistiria a ciência “pura”, aquela que se concentra, tão-somente, no seu objeto.

Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwil, Receitas , Despesas, Ganhos e Perdas:

Para o desenvolvimento da teroria da contabilidade, é necessário entender seus conceitos e analisar suas caracteristicas fundamentais.

A mensuração de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econônicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financira.

Passa a ser importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor conceituação e compreensão dos termos contábeis , que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos. Onde os mais relevantes são: ativo, passivo, goodwill, receita, despesa, ganhos e perdas.

Um domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil.

O processo de tomoda de decisões financeiras exige o conhecimento de valores econômicos adequados, o que torna cada vez mais demandado pelos usuários da contabilidade.

O ativo é o conjunto de bens e direitos de uma entidade e estudar o ativo é muito importante pois este está ligado diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com