TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A semelhança entre a vida privada da empresa FINANCEIRA

Projeto de pesquisa: A semelhança entre a vida privada da empresa FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários. Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil. Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

ABSTRACT

Accounting is the science that studies and manages equity, representing it in a systematic manner to serve as a basic tool for the decision-making of all its potential users. Within this context, we study the theory of accounting in order to obtain sufficient allowances for the application of knowledge in the accounting process. Without the theoretical framework, accounting lose your focus, mainly because the financial statements would not meet the standards, both users of accounting standards.

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. A verdade da Contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade.Para a consecução desse objetivo da Contabilidade, e dentro principalmente do contexto companhia aberta/usuário externo, dois pontos importantíssimos se destacam:

Ênfase à evidenciação, Essência sobre a forma.

Antes de se discutir o modelo contábil em tais situações, portanto, é necessário avaliar muito bem a participação de cada fator nas limitações de utilização. Somente se grande parte da não utilização for atribuída ao significado a é que poderemos inferir pela não adequação do modelo. Os conceitos chave tratados neste item, portanto, são:

• contabilidade;

• sistema de informação;

• informação econômica e financeira;

• usuário da informação contábil;

• modelo informativo e rescisório;

• objetivos;

• evidenciação; e

• essência sobre a forma.

SEMELHANÇA ENTRE A VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA.

O Planejamento Financeiro cada vez mais se torna uma ferramenta imprescindível na administração da vida familiar e profissional. Tanto a vida financeira como a vida profissional, precisam ser conduzidas de uma forma ajustada através de suas estratégias, planos e metas, da mesma forma que uma empresa precisa ser bem administrada para ter sucesso e progredir. A empresa comercial gera lucros e resultados financeiros, e a empresa familiar gera bem estar, tranquilidade, saúde, paz, realizações pessoais e integração entre seus componentes. Toda família pode ser chamada de empresa, pois ela surge de uma sociedade entre marido e mulher.

A organização financeira pessoal é algo mais do que um simples controle de despesas e receitas. È algo que requer uma análise séria dos comportamentos e dos hábitos de consumo. Temos que avaliar as atitudes de uma forma ampla, da forma de utilização do cartão de crédito à organização dos pertences pessoais.

Pode uma pessoa ser organizada financeiramente e profissionalmente se não tem os mínimos cuidados com seus pertences e objetos que o acompanham diariamente?

Temos que mudar, reaver o controle da própria vida, de nossos movimentos e desejos. Organizar-se a adquirir uma consciência profunda do momento atual e iniciar daí o processo de mudança. Na vida profissional é a mesma coisa. Em alguns momentos é preciso se retirar emocionalmente do ambiente em que está e analisá-lo de uma forma crítica, impessoal, coerente e corajosa. Como um estrategista à procura da melhor forma de atingir seus objetivos em uma negociação. Temos que mudar, crescer, adquirir informação e conhecimento e principalmente sonhar, qualidade inerente em todas as pessoas, porém um hábito meio esquecido.Temos que planejar com objetivos claros e tangíveis, tanto profissionalmente como financeiramente, um planejamento sério, dentro da realidade pessoal e familiar evitando as frustrações de um possível insucesso.É preciso ter um orçamento financeiro e planos profissionais audaciosos, mas adequados e ligados às necessidades, desejos e sonhos próprios e da família. No atual mercado, altamente competitivo, com as seduções de consumo e os apelos comerciais cada vez mais fortes, temos necessidade de estar organizados e atentos às oportunidades de surgem diariamente, fortalecendo as decisões e seguindo com convicção os caminhos planejados.

ANÁLISE DO ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE

A Contabilidade é importante, para estudantes, docentes, pesquisadores e para quem já opera a contabilidade profissionalmente. Porque a cada dia que passa, instituições querem demonstrativos que reflitam valores que cheguem cada vez mais perto da realidade patrimonial de uma entidade. No artigo são citados alguns autores, entre eles Iudícibus (2009) que classifica o conceito de Ativo como núcleo fundamental da teoria contábil, o conceito de ativo nem sempre é devidamente compreendido por estudantes.

Hoje, as relações contábeis se tornaram tão dinâmicas e complexas que o profissional de contabilidade está cada vez mais se especializando em uma determinada área, para se tornar um especialista naquele assunto e conquistar maior valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com