TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade de Vida na Empresa

Por:   •  29/4/2013  •  Artigo  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Qualidade de Vida na Empresa

Estamos observando, nos últimos anos, empresas nacionais passarem por uma revolução na produtividade. Essa revolução transformou a vida das pessoas nos grandes centros urbanos, estabelecendo um ritmo de vida considerado alucinante, com excesso de horas de trabalho e uma pressão excessiva para serem cada vez mais produtivas. O lado profissional passou, portanto, a ser a face predominante do ser humano, que se sentiu forçado a ser um superprofissional e, para tanto, não poupa esforços em jornadas de trabalho acima de 12 horas diárias.

Mesmo já estando no século 21, muitos ambientes de trabalho ainda estão presos a regras e projetos de um longínquo século 20. De uns anos para cá se vem percebendo que o local de trabalho, ou seja, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo, influencia muito na qualidade de vida e na produtividade dos funcionários.

As reclamações mais comuns entre os funcionários são a falta de iluminação nos escritórios, mesas e cadeiras não ergonômicas, salas muito abafadas ou muito frias, falta de janelas que proporcionem ventilação e luz natural e a falta de oportunidade de deixar suas áreas de trabalho mais personalizadas, com fotos, flores, etc.

A palavra de ordem hoje em muitos escritórios é dar aos funcionários tudo aquilo que ele precisa para se tornar mais produtivo e, consequentemente, tornar a empresa mais competitiva no mercado. Afinal, ninguém sai de casa para fazer um trabalho ruim e se as pessoas podem ser mais produtivas com mudanças desse tipo, porque não dar um empurrãozinho?

A diferença das melhores companhias em relação às demais é que elas focaram a atenção nos pontos estratégicos mais críticos.

Há três diferenças-chaves que distanciam essas empresas admiradas das demais: clareza, comprometimento e capacitação. As companhias mais admiradas são mais bem sucedias por fazer o que muitas reconhecem que deveriam fazer. Elas têm uma cultura mais próxima da ideal. Sucesso na implementação da estratégia, acima de tudo, colocam as pessoas em primeiro lugar.

Uma das empresas pesquisadas é a CTA – continental Tobbacos Alliance, nela os funcionários, ao terminar o expediente, podem escolher entre voltar para casa ou desfrutar alguns momentos de recreação, pois há para eles um espaço – um clube dentro do próprio parque industrial. São seis piscinas, lago com pedalinhos, quadra de esportes, bosque com churrasqueiras, bar e salão de festas. A empresa também possui uma creche para crianças até cinco anos de idade, oferecem aulas de natação em piscinas térmicas, atividades pedagógicas e de recreação, atendimento médico e odontológico. Existe uma capela para reflexão onde um coral ensaia duas vezes por semana no intervalo do almoço e dá um toque de celebração. Para os mais descontraídos, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com