TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria Burocrática

Tese: A teoria Burocrática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

01 - Organizações como a IBM e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

A teoria Burocrática, definida por Max Weber, teve como origem à necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações. Weber define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A característica principal reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. São três as características básicas que traduzem o seu caráter racional: são sistemas sociais formais, impessoais, dirigidos por administradores profissionais, que tendem a controlá-los cada vez mais completamente. Em síntese, a Burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência.

Ou seja, as organizações burocráticas baseiam-se na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, onde a contratação é feita de forma direta.

Já as empresas, como a IBM por exemplo, a contratação é tercerizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil, como exemplo, regular o trafego terrestre, ou seja é um serviço indispensável. Geralmente a contratação é feita por meio de contratato de trabalho, quando o contrato termina os vinculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a IBM tenha interesse de renovar o contrato. Além de terem um custo mais baixo na hora de contratar profissionais, existem leis pouco rígidas, ao contrario das empressas burocráticas. Porém, é incorreto afirmar que as pessoas que alí trabalham tenham seus direitos trabalhistas tolhidos, pois eles tem sim seus direitos, a forma de cotratação é diferenciada, resultando em vinculos diferenciados.

02 - Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade a maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa a cerca destas empresas citadas, observem a teorias e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com a infestação da internet.

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com