TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria da gestão científica

Seminário: A teoria da gestão científica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria da Administração Científica foi formulada por Frederick W Taylor, Henry L Gantt, Frank e Lillian Gilbreth, dentre outros entre 1890 e 1930. Surgiu da necessidade de determinar-se cientificamente os melhores métodos para a realização de qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os trabalhadores.

Frederick Taylor baseou-se no estudo de tempos e movimentos nas linhas de produção. Ele analisava e cronometrava os tempos dos movimentos dos operários durante o trabalho. Com base nestes estudos ele dividia funções e projetava melhores métodos de operação.

Taylor estabeleceu quanto cada tabalhador deveria produzir com os equipamentos e materiais disponíveis. Definido este padrão, sugeria aos patrões pagarem mais aos trabalhadores que eram mais produtivos, ou seja, aqueles que alcançassem os padrões mais elevados. Este sistema foi chamado de SISTEMA DE TARIFAS DIFERENCIADAS.

A filosofia de Taylor baseava-se em 4 princípios:

1) Desenvolver uma ciência da administração - para determinar o melhor método para cada tarefa.

2) Selecionar cientificamente cada trabalhador - para que cada um seja alocado na tarefa para a qual tem mais habilidade.

3) Educação e desenvolvimento científico do trabalhador.

4) Cooperação e relação amigável entre administração e empregados.

Embora os métodos de Taylor tenham levado a aumentos de produtividade e de salários, os trabalhadores e sindicatos começaram a se opor aos métodos, temendo que se trabalhassem mais rapidamente acabariam com o trabalho disponível, gerando assim um grande números de demissões.

Henry Gantt trabalhou com Taylor em vários projetos, mas começou a achar que o sistema de Tarifas Diferenciadas era pouco motivador. Sugeriu então um sistema em que cada trabalhador que concluísse uma cota de trabalho diária receberia um determinado valor. E o supervisor também receberia uma bonificação para cada funcionário que alcançasse a cota diária, e ainda uma bonificação extra caso toda a equipe alcançasse.

Gantt criou também um gráfico, o"gráfico de Gantt", utilizado até hoje de forma adaptada. O gráfico foi criado para avaliação do trabalho de cada operário, registrando-se em preto os dias em que o empregado atingiu a cota e em vermelho os dias em que ficava abaixo da mesma.

O casal Frank e Lillian Gilbreth focaram seu trabalho em estudos de fadiga e movimentos, além de meios de promover o bem estar dos trabalhadores. Para eles movimento e fadiga estavam interligados, cada movimento que fosse eliminado ajudaria a reduzir a fadiga e aumentar o desempenho. Seus argumentos eram que os trabalhadores se sentiriam mais motivados, pois a técnica mostraria que os administradores se preocupavam com eles. Também desenvolveram um "Plano de 3 posições", no qual os trabalhadores poderiam fazer seu serviço atual, preparar-se para o cargo/ posto superior e treinar seu sucessor. Segundo o casal era um programa de promoção que visava aumentar a satisfação e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com