TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tradição da família

Resenha: A tradição da família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

TRADIÇÃO FAMILIAR. Comemorando bodas de ouro, a Dudalina é um exemplo de que uma pequena empresa pode crescer e se manter com sucesso nos negócios. Sua história começa nos anos 40, quando o casal Adelina e Duda começou a fabricar camisas. Por ser empreendedora nata, Adelina soube administrar o trabalho e, combinando visão com oportunidade, o pequeno comércio começou a crescer. Em poucos anos, a Dudalina, nome dado pela junção do nome do casal, passou a desenvolver tecnologia na indústria da moda e montou fábricas em outros estados, mantendo sua sede no coração do Vale do Itajaí, em Blumenau.

"Ser empresa familiar é ponto positivo, pois tem uma história, um nome e outros fatores que, somados, garantem a longevidade. O principal é acreditar no que se faz. No Brasil, sempre foi difícil crescer, mas sempre fomos em frente, criando uma organização forte, procurando oportunidades, acreditando nos nossos produtos, nos clientes e no mercado. Alcançar 50 anos de história dá trabalho", afirma Sônia Hess de Souza, presidente da corporação e uma das filhas do casal Adelina e Duda.

A fórmula do sucesso é resultado de uma série de ações desenvolvidas aos longos dos anos. Sônia revela que implantou um modelo de gestão compartilhada, abrindo a diretoria às sugestões de todos os colaboradores da empresa. A empresária, que integra a diretoria da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), também desenvolveu a cultura da exportação, que representa 30% da produção anual.

EMBALAGEM. Com 137 anos de mercado, a Granado aposta nas estratégias de abertura de lojas próprias, alterações na marca e manutenção da fórmula original para continuar agradando os consumidores. Notória pela produção do polvilho antisséptico, lançado em 1903, a empresa traduz tradição e qualidade. De acordo com Sissi Freeman, a fórmula dos produtos não sofreu alteração, mas as embalagens tiveram que ser adaptadas às necessidades dos consumidores.

"Tanto o polvilho como os produtos da linha Phebo ganharam embalagens plásticas, deixando as de lata para trás, e os rótulos receberam um toque contemporâneo, sem deixar o tradicional de lado. A idéia era não tirar a personalidade dos itens. Trabalhamos com um designer francês, que trabalha com farmácias tradicionais americanas, que nos ajudou a desenvolver esse conceito. Refizemos as embalagens e tem sido um sucesso", comenta a gerente de marketing da Granado.

Outra empresa centenária é a Karsten, especializada em produtos para cama, mesa e banho. Seu presidente, Luciano Eric Reis, argumenta que o foco da corporação sempre foi a qualidade e, para isso, sempre investiu na atualização manufatureira dos produtos. "Nossa estamparia tem ligação direta com a alta qualidade de produto. Isso nos remete à longevidade, ainda que não seja o único fator que garanta essa permanência. São 125 anos de Karsten, sempre crescendo com segurança e inovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com