TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A trajetória histórica da educação brasileira

Projeto de pesquisa: A trajetória histórica da educação brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 11

1- Introdução

Este trabalho se trata de um portfólio que buscará abordar temas referentes aos estudos do ensino fundamental e da prática do profissional da educação.

Traz como objetivos a compreensão da prática docente como

e gostar de ser o mediador do conhecimento.

Para o acadêmico de Pedagogia esta UTA- Ensino fundamental vem experiência profissional, aliada a aprendizagem dentro da sala de aula.

Sabe-se que a educação precisa contar com profissionais que tenham um mínimo de conhecimento de sua área de atuação. Uma vez que para despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem é preciso antes de tudo conhecer para fortalecer e dar mais certeza de que é esse o caminho que pretende seguir como profissão.

Para os professores entrevistados acreditam que sem a pesquisa fica inviável e defasada a prática pedagógica, sendo ela de extrema importância, pois a pesquisa promove a construção do conhecimento para si e para os alunos.

Será abordado nesse portfólio a trajetória histórica da educação brasileira, o ensino fundamental e seus desdobramentos, dentro da formação docente.

2- A trajetória histórica da educação brasileira

A história da educação brasileira não pode ser analisada separadamente da historia do Brasil, e no que diz o seu aspecto políticos, sociais e econômicos, uma vez que a educação é uma prática social que contribui para a formação e atividade humana.

Segundo Silva (1999, p.25), a educação é uma arena na qual conflito ideológico é produzido. Ela é um dos principais sítios nos quais diferentes grupos, com distintas visões políticos, econômicas e culturais tentam definir quais deverão ser os meios e os fins legítimos de uma sociedade.

Falaremos do desenvolvimento histórico da educação no Brasil, para entender os avanços e retrocessos que a influenciaram, e as mudanças que ocorreram na atual organização da educação básica, mais especificamente no ensino fundamental.

No período pré-republicano: O resgate histórico da educação brasileira se iniciará na época do período Jesuítico, quando ela se instalou no Brasil, rejeitando a educação indígena e impondo e propagando a educação europeia. A educação nesse período preocupava-se principalmente com o proselitismo e o noviciado.

No período seguinte, chamado de Período Pombalino, tem como marca a expulsão dos jesuítas que não atendiam mais aos anseios do Estado. Nessa época a educação assim como as demais políticas de estado, precisava atender ás necessidades do Estado e não mais á igreja.

A vinda da família Real para o Brasil, em 1808, era preciso atender ás novas demandas da corte que se instalou na colônia. O Brasil passou então por modificações consideráveis, que resultaram no estabelecimento da imprensa, além da criação do Jardim Botânico, da Biblioteca Nacional e do Museu Real.

Com a Independência do Brasil, 1822, termina o fim do domínio de Portugal sobre o país, que deixa de ser colônia e, consequentemente, ganha maior autonomia política, muito pouco foi efetivado para que se criasse um verdadeiro sistema educacional brasileiro.

Na era de Vargas, início uma nova fase da história do Brasil, marcada pela liderança política de Getúlio Vargas, que caracterizou- se por intensas transformações na sociedade e, em especial na educação.

Vimos que no Brasil ao longo de toda s sua história republicana, a educação esteve sempre marcada por um forte dualismo, caracterizado por um ensino intelectualizado para as elites, com vistas para uma formação em nível superior, e em um ensino profissionalizantes para as classes populares.

O golpe de 64 o regime militar foi considerado imprescindível pela classe dominante o modelo sócio político econômico vigente em meios a lutas ideológicas no cenário nacional sendo apoiados pelos grandes empresários nacionais e estrangeiros, pela igreja e pela classe dos Estados Unidos, os militares assumiram o governo manifestando um compromisso com a defesa democrática no plano político durante a ditadura, os fatos como fechamento do congresso na extinção dos partidos políticos.

No plano econômico verificou- se a modernização da indústria e dos serviços o arroxo salarial, um período do desenvolvimento econômico no início denominado pela propaganda oficial como o milagre econômico, foi seguido por uma grave crise da economia brasileira. No que diz respeito à educação, esse período foi também conturbado muitos educadores, foram perseguidos por suas posições ideológicas, universidades foram invadidas, educadores preso e feridos no embate com a polícia, os pressupostos teóricos estava embasados na perceptiva tecnicista baseada na filosofia positivista e na psicologia valorizavam a ciência como uma forma de conhecimento objetivo. Em 1967 foi criado da através da lei n° 5.3790 movimento brasileiro de alfabetização (Mobral) que radicou a alfabetização no país.

Nesse período foram difundidos também os cursos de suplências transmitidos pelo rádio e pela televisão, o mobral quando se início o processo de abertura política no país. Esse período teve seu marco em 1995, no seu início o governo FHC divulgou suas propostas para melhoria do ensino público, com tudo as mudanças que vem ocorrendo desde então, voltadas para o desenvolvimento do capitalismo principalmente no plano econômico.

Nesse contexto a políticas publicas implicadas com a globalização econômica e configuraram as políticas sociais nessas perspectivas a educação teve seu papel inovador da sociedade e definido para uma função principalmente de reprodução e manutenção do sistema, a formação de professores passou a ser considerada elementos central para implementação das reformas educativas. No cenário mundial conferências internacionais sobre a educação priorizavam a educação básica, educação para toda a formação de professores e formação complementar a educação centralizadas no aspecto pedagógico. Foi nesse contexto de subserviência ao banco mundial que se constituiu a atual LDBEN . A LDBEN é leitura obrigatória para qualquer profissional da educação, regulamenta ainda o ensino infantil, médio profissional e superior, além de definir os requisitos de formação dos professores que atuam em cada nível e modalidade do ensino e os recursos destinados à educação, assim também a educação de jovens e adultos é incluída na lei como uma modalidade da educação.

3- O ensino fundamental e seus desdobramentos

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com