TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁGUA NO MUNDO

Dissertações: A ÁGUA NO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste início de século observam-se grandes mudanças de paradigmas no contexto da análise dos problemas sociais, econômicos e políticos no mundo, em função da premência de se encontrar soluções que viabilizem a sobrevivência das espécies. A água, antes pensada como recurso infinito, não pode mais ser enxergada desta forma, o que fica patente na leitura deste texto, que na medida do nosso conhecimento, fala sobre a importância da necessidade de um novo enfoque na abordagem deste problema, que se agrava a cada.

As mais diversas tecnologias estão disponíveis e a serviço do homem, que, no entanto exista em colocá-las em prática.

O assunto é de importância vital, complexo, multidisciplinar e requer, portanto nossa máxima atenção.

Objetivos

Expor a gravidade situação da água no mundo, diante da ameaça que paira sobre os seres vivos.

Levantar dados e pesquisar soluções relativas ao tema

Justificativa

Este trabalho objetiva externar a preocupação com os milhões de excluídos de todo o planeta, que padecem da falta de água e condições sanitárias, agravando a cada dia a situação de pobreza, conseqüência da desastrosa diferença na distribuição de renda, acentuada, sobretudo, a partir de sistemas políticos que, embora sejam capazes de enxergar a extensão do problema, pouco fazem, para enfrentá-lo.

Se tivéssemos que reunir todas as considerações aqui presentes em uma única palavra, não teríamos outra, senão aquela que deveríamos carregar pelo resto de nossas vidas: Ética.

1.1 Desenvolvimento

A Geografia da Água e o Panorama Mundial

A água existe na Terra nas fases sólida, líquida e gasosa, que estão ligadas entre si num ciclo fechado, conhecido como o ciclo da água.

Os primeiros astronautas que viram a Terra do espaço a denominaram o Planeta Azul, pois cerca de dois terços da sua superfície são cobertos pela água dos mares e oceanos.

A Água doce é fundamental para a manutenção da vida nos ecossistemas terrestres e, portanto, para a sobrevivência do homem na biosfera. Entretanto, apenas 2,59% do volume total de água existente na Terra é de água doce, sendo que mais de 99% estão sob a forma de gelo ou neve nas regiões polares ou em aqüíferos muito profundos. Do restante, quase metade está nos corpos dos animais e vegetais (biota), como umidade do solo e como vapor d'água na atmosfera, e a outra metade está disponível em rios e lagos.

Além disso, como o regime de chuvas varia muito entre as diferentes áreas de um mesmo continente e a população não está distribuída de forma homogênea, a disponibilidade de água doce per capita é bastante desigual nas várias regiões do planeta: desde níveis extremamente baixos, de 1.000 m3/ano per capita, até níveis muito elevados, superiores a 50.000 m3/ano. Variações climáticas periódicas podem agravar as secas, provocando morte e sofrimento humano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com