TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 6

Tópicos desenvolvidos

1) ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;

2) obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;

3) efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;

4) soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Apresentação e objetivo

Com o passar dos anos e com a evolução da sociedade houve a necessidade de uma mudança cultural na busca por estratégias que promovam a adoção de boas práticas na implementação da ética, responsabilidade social e governança.

As empresas são desafiadas dia a dia com relação a integridade do ser humano que reflete impacto direto nas partes interessadas da governança corporativa como funcionários, clientes, a própria empresa, o governo e os acionistas, ou seja, os stakeholders. É notável a alta competitividade no mundo globalizado e quando não há uma adaptação da empresa nesse sentido, acaba sendo perdida ou minimizada a concorrência no segmento em que ela atua.

Todos esses valores e conceitos são embasados na cultura da organização. Esta é responsável pelo compartilhamento e adoção de valores íntegros e demonstração com transparência sobre a importância disso no mundo dos negócios. Por meio de treinamentos, eventos internos e externos, um intranet direcionado para todos, líderes bem treinados e capacitados, é desenvolvido um plano de ação para absorção e implementação de todos os conceitos necessários. Sendo assim, além das empresas se preocuparem com suas obrigações financeiras e legais, devem também dirigir suas atenções às questões éticas, sociais e morais.

Para isso, as organizações passaram a adotar um mecanismo de qualidade na promoção desses valores, conhecido como compliance buscando o envolvimento de todas as pessoas da empresa, desde o cargo mais alto até o os cargos mais baixos, com rigorosos processos internos e com extrema exigência e cobrança.

Portanto, nosso objetivo é a apresentação de estratégias com direcionamento para a empresa assegurar a manutenção dos direitos individuais e coletivos sem comprometer as suas ações e foco nas diretrizes da organização. Para isso, elencaremos os desafios na própria cultura da empresa apresentando as objeções com relação ao respeito dos direitos de cada ser humano, abordando os efeitos de ações antiéticas nas relações com os stakeholders e com a sociedade. Logo após, buscaremos as soluções para garantir de forma ética, os direitos individuais e coletivos na jornada empresarial da VBN.

Desenvolvimento

1) Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade:

A cultura de integridade orienta as relações que os indivíduos e as organizações estabelecem entre si e com a sociedade, baseando-se em valores éticos, de confiança, responsabilidade e justiça social, ou seja, é um conjunto de princípios, valores, motivações, práticas e costumes.

O valor da integridade é almejado em todo processo evolutivo do ser humano, em qualquer área da vida, para o desenvolvimento da dignidade dos indivíduos.

Para assegurar a integridade no ambiente empresarial, trata-se de uma uma mudança de paradigma, que viabiliza a própria sustentabilidade das organizações em diversos aspectos de acordo com a cultura empresarial.

As empresas que desenvolvem programas focados no desenvolvimento humano, têm a consciência de um resultado positivo no mercado competitivo (mesmo que a longo prazo). Quando não há ética no ambiente de trabalho, a moral dos funcionários, a imagem da empresa e o direcionamento dos negócios são afetados, consequentemente, atingindo o resultado esperado.

Empresas sustentáveis são pautadas na confiança e transparência para seus stakeholders que compreendem a viabilidade do negócio e de sua responsabilidade, gerando uma prosperidade compartilhada atendendo à sua função social.

Portanto, cabe a VBN desenvolver programas, eventos internos e externos, processos de trabalho internos e externos, intranet e comunicação visual para todos os colaboradores, pautados em valores extremamente íntegros buscando a participação de todos os interessados acompanhando o nosso mundo globalizado e as mudanças do mercado competitive a fim de gerar os melhores resultados para essa organização.

2) obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos:

O ser humano é em sua própria natureza avesso às mudanças, dessa forma, há muita resistência às alterações propostas por uma política cultural dentro das organizações que busque mudar a ótica de todos os colaboradores.

O primeiro passo está ligado a liderança. Cabe ao líder ser muito bem treinado e acreditar nessa cultural organizacional. A partir desse momento, esse mesmo líder deve motivar e despertar o interesse de seus liderados a buscarem ações em busca do cumprimento da função social da empresa sem que isso afete o seu interesse e direito individual, ou seja, todos devem acreditar e agir em conformidade com o objetivo da organização.

Para isso, comunicações visuais como intranet, murais, animações em computador, podem direcionar a reflexão dentro da empresa.

Programas de integração com palestras para conhecer a cultura da empresa (quando o funcionário ingressar) e de reciclagem para os funcionários já existentes são muito importantes para disseminar os valores culturais.

Incentivar a cultura de compartilhamento de informações é bem importante, podendo esse incentivo ser até relacionado a gratificações salariais ou aumentos dependendo do engajamento e participação de cada indivíduo.

Portanto, o obstáculo está dentro das próprias organizações, cabendo a VBN investir nos seus funcionários, pois são eles que irão construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com