TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  6/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

VBN- Telecomunicações

11/2020

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Veridiana Zechin

Disciplina: Ética e Sustentabilidade.

Turma: [turma]


TÓPICOS DESENVOLVIDOS

Como resultado da análise pedida pela empresa VBN Telecomunicações apresentamos este relatório, constando diretrizes que visam a melhoria da imagem da empresa junto à opinião pública e reputação no mercado, e um relacionamento mais satisfatório com o público e os clientes.

Para melhor entendimento o relatório foi divido por tópicos:

1.  Ações ou estratégias utilizadas para assegurar a integridade da VBN;

2.  Obstáculos apresentados pela cultura organizacional que podem funcionar como um obstáculo para a aplicação das medidas básicas de proteção dos direitos individuais ou coletivos.

3.  Os impactos das atitudes antiéticas e a falta de responsabilidade social para os stakeholders;

4.  Soluções para garantir eticamente os direitos individuais e coletivos.

  1. APRESENTAÇÃO E OBJETIVO  

Diante do cenário atual onde a globalização dos mercados, faz com que a concorrência se torne cada vez mais competitiva e pressione uma redução de custos e lucros, as empresas precisam se reinventar para sobreviver. Então fica o desafio para empresas como reduzir custos e lucros ser competitivo, sendo mesmo assim uma empresa ética, responsável e sustentável?

Por outro lado, ser uma empresa sustentável, responsável e ética pode ser um diferencial para continuar competitiva no mercado.

Cada vez os consumidores estão mais atentos para este tipo de atitude nas empresas e buscando consumir de empresas que possuem um maior envolvimento social e ético.

Vivemos em uma sociedade concentrada no imediatismo, onde o consumidor costuma trocar seu foco de interesse de forma muito rápida e inconstante.

Seguindo o pensamento de Sennett, em sua fala sobre capitalismo flexível: Como se podem buscar metas de longo prazo numa economia dedicada ao curto prazo? Como se podem manter lealdade e compromissos mútuos em instituições que vivem se desfazendo ou sendo continuamente reprojetadas?” (SENNETT, 2002, p. 10-11; p.27).

Dentro deste cenário em que a empresa precisa dar algo a mais ao seu consumidor para que este se fidelize com ela.

A proposta desta consultoria tem como objetivo desenvolver dentro da VBN Telecomunicações, ações visando a busca da integridade, responsabilidade social e sustentabilidade, para assim tornar-se uma empresa responsável, diferenciada e competitiva.


2. DESENVOLVIMENTO    

  A VBN Telecomunicações, buscando melhorar seu relacionamento com os clientes, e a opinião deste e do público em geral sobre a empresa, resolveu   buscar um  plano   de ações, tendo como foco a atualização de  seu plano  estratégico de  negócios, buscando desenvolver um ambiente mais produtivo, harmonioso, eficaz, criativo, competitivo que possua uma relação transparente e agradável com os consumidores através da implementação  de ações estratégicas visando promover o respeito aos direitos individuais e sustentabilidade e a responsabilidade social.

2.1 Ações Estratégias Comumente Utilizadas pelas Empresas para Assegurar a sua Integridade.

Visando alcançar os objetivos propostos elencamos algumas ações a empresa VBN Telecomunicações.  

  • Buscar o apoio da administração/gerencia geral – O apoio desta é indispensável para o sucesso do programa. Com o engajamento da administração, através da gerência geral a comunicação com o restante da organização, será mais fácil, um efetivo programa de integridade deve partir da decisão de comprometimento da administração, pois estes devem demonstrar seu engajamento com o comportamento ético e íntegro.
  • Identificar as falhas de processos, como seleção e recrutamento, contratação e qualificação de fornecedores, governança ética etc. Buscando alinhar os valores morais e éticos dos fornecedores  e empresas parceiras com os pretendido pela VBN Telecomunicações, pois trabalhar diretamente com empresas que possam estar em desacordo com as leis vigentes podem afetar a VBN Telecomunicações devido a responsabilidade solidaria, onde a contratante é penalizada/responsabilizada devido a falha da contratada, como por exemplo um empresa terceirizada que deixa de pagar os encargos sociais e a contratante se torna responsável por estes.
  • Desenvolver o plano de ação, após a sensibilização administração/gerencia geral e de elencadas falhas nos processos, é necessário desenvolver um plano de ação para que as falhas nos processos sejam sanadas.
  • Estabelecer o setor que será responsável pelo controle deste plano de ação, em muitas empresas existem setores responsáveis, como auditorias internas.
  • Este plano de ação deve ter um constante monitoramento, a ser executado pelo setor responsável, onde os resultados devem ser repassados para a administração/gerencia geral.

2.2 Obstáculos Apresentados pela Cultura Organizacional para a Inclusão de   Medidas Básicas de Proteção aos Direitos Individuais e Coletivos.

 

Cada empresa possui uma cultura   organizacional, esta pode ser uma aliada   para a   implementação de um   programa de integridade a ser implementado na empresa, para isso é preciso conhecer a cultura da organização a fim das ações propostas sejam adaptadas para esta realidade.

A liderança é um fator crítico em relação à cultura organizacional, pois os   líderes podem criar, manter e modificar está. Portanto para a formação de um perfil ético corporativo onde a confiança e o respeito, é necessário que as lideranças das empresas assumam esta postura, ou seja, liderar pelo exemplo. Sendo assim é necessário para que a empresa VBN Telecomunicações consiga implementar uma cultura ética, a   presença de gestores com um perfil de liderança, capacidade de reflexão, ética e comprometidos com os valores fundamentais, gerindo as decisões e ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (462.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com