TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABATE HUMANITÁRIO E BEM ESTAR DE AVES

Casos: ABATE HUMANITÁRIO E BEM ESTAR DE AVES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 13

Ministério da Educação

Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Campus Paraíso do Tocantins

KLÉDSON BATISTA MOURA

ABATE HUMANITÁRIO E BEM ESTAR DE AVES

Paraíso do Tocantins – TO

2014

KLÉDSON BATISTA MOURA

ABATE HUMANITÁRIO E BEM ESTAR DE AVES

Relatório de estágio apresentado ao Curso Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), como requisito parcial de validação de carga horária.

Orientadora: Lércia Martins C. de Sousa.

Paraíso do Tocantins – TO

2014

KLÉDSON BATISTA MOURA

ABATE HUMANITÁRIO E BEM ESTAR DE AVES

Relatório de estágio apresentado ao Curso Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), como requisito parcial para a finalização do estágio que teve início em 19/08/2013 e término em 03/10/2013, totalizando 34 dias efetivos, sendo 06 horas/dia, resultando em 200 horas de estágio.

Aprovado em _¬¬__/___/___

Envolvidos no Estágio:

_________________________________________________

Supervisora

_________________________________________________

Professora Orientadora

_________________________________________________

Coordenador do Curso

_________________________________________________

Estagiário

Paraíso do Tocantins – TO

2014

RESUMO

A empresa Paraíso Indústria e Comércio de Alimentos e Abate de aves Ltda, atua como abatedouro de frangos de corte. Encontra- se instalada no Parque Agroindustrial – módulos 13 ao 20, quadra 01, em Paraíso do Tocantins – TO. Criada em 1995, a empresa dispõe de cerca de 810 funcionários distribuídos em seus diversos setores, desde Auxiliares de Produção às gerências de Produção, Administrativa, Garantia de Qualidade, entre outros. A supervisão do estágio foi realizada por Marta Aurilene P. Maciel, onde acompanhou todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, que ocorreu entre 19 de Agosto de 2013 a 03 de Outubro de 2013. Foram 34 dias efetivos acumulando um total de 200 horas de estágio supervisionado. Com objetivo de por em prática o conhecimento adquirido nos módulos estudados, em atividades voltadas ao monitoramento do controle de qualidade tais como: monitoramento de recepção de aves, monitoramento de abate humanitário e bem estar animal.

Palavras-chave: Aves. Abate Humanitário. Bem estar animal.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 6

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7

2.1 - CAPTURA DAS AVES 7

2.2 - TRANSPORTE 7

2.3 - RECEPÇÃO 8

2.4 - DESCANSO 8

2.5 - TEMPO DE JEJUM 9

2.6 - DESEMBARQUE 9

2.7 - PENDURA 9

2.8 - INSENSIBILIZAÇÃO 10

2.9 - SANGRIA 11

2.10 - ESCALDAGEM 11

2.11 - DEPENAGEM 12

2.12 - ESCALDAGEM E RETIRADA DAS CUTÍCULAS 12

2.13 - TOALETE DAS CARCAÇAS 12

3 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 13

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 15

1 – INTRODUÇÃO

Abate humanitário é definido como o conjunto de procedimentos que garantem o mínimo de estresse aos animais desde o manejo de embarque na propriedade rural até a operação de sangria no frigorífico, evitando o sofrimento do animal. O abate humanitário tem como objetivo estabelecer os métodos humanitários de insensibilização de aves para o abate, assim como o manejo das aves nas instalações existentes dentro do abatedouro, de modo à garantia e o bem estar dos animais desde a recepção ate a operação da sangria de acordo com o regulamento técnico de métodos, de insensibilização para o abate humanitário de animais de açougue (MAPA, 2000).

O estágio supervisionado exercido tem como finalidade, por em prática, e mostrar de forma detalhada todo o processo no abate humanitário de aves de corte. Tem como objetivo também mostrar sua estrutura organizacional e a importância de todas as atividades executadas dentro da indústria, para que no final de todo o processo, possa ter um produto com boa qualidade.

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 - CAPTURA DAS AVES

É o inicio do processo de pré-abate dos animais e onde as preocupações devem começar, pois é onde os animais estarão susceptíveis a iniciar processo de estresse. A captura do frango durante a retirada das aves do galpão para o abate é um trabalho que a primeira vista pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com