TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABNT NBR 14081

Dissertações: ABNT NBR 14081. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 5

ABNT NBR 14081

Segunda edição - 2004

Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – Requisitos

Dry-set Portland cement mortars – Requirements

Prefácio

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Fórum Nacional de Normalização.

As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e das Comissões de Estudo Especiais Temporárias (ABNT/CEET), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros).

A ABNT NBR 14081 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregada (ABNT/CB-18), pela Comissão de Estudo de Argamassa Colante (CE-18:406.04). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 04, de 30.04.2004, com o número Projeto NBR 14081.

Esta segunda edição cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 14081:1998), a qual foi tecnicamente revisada.

1 Objetivo

Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para argamassas colantes industrializadas destinadas ao assentamento de placas cerâmicas pelo método de camada fina.

2 Referências normativas

As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescrições para esta Norma. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação.

Como toda norma esta sujeita à revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência de se usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir.

A ABNT possui a informação das normas em vigor em um dado momento.

ABNT NBR 14083:2004 Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – Determinação do tempo em aberto

ABNT NBR 14084:2004 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – Determinação da resistência de aderência à tração

ABNT NBR 14085:2004 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas – Determinação do deslizamento

3 Definições

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

3.1 argamassa colante industrializada: Produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos, que, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente, empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento.

3.1.1 argamassa colante industrializada – AC I: Argamassa colante industrializada com características de resistência às solicitações mecânicas e termoigrométricas típicas de revestimentos internos, com exceção daqueles aplicados em saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais.

3.1.2 argamassa colante industrializada – AC II: Argamassa colante industrializada com características de adesividade que permitem absorver os esforços existentes em revestimentos de pisos e paredes internos e externos sujeitos a ciclos de variação termoigrométrica e a ação do vento.

3.1.3 argamassa colante industrializada – AC III: Argamassa colante industrializada que apresenta aderência superior em relação às argamassas dos tipos I e II.

3.1.4 argamassa colante industrializada – tipo E: Argamassa colante industrializada dos tipos I, II e III, com tempo em aberto estendido.

3.1.5 tempo em aberto: Maior intervalo de tempo para o qual uma placa cerâmica pode ser assentada sobre a pasta de argamassa colante, a qual proporcionará, após um período de cura, resistência à tração simples ou direta.

3.1.6 resistência de aderência à tração: Resistência à ruptura por tração, em determinada idade e condições de cura do conjunto constituído por substrato-padrão, argamassa colante endurecida e placa cerâmica.

3.1.7 substrato-padrão: Placa de concreto armado com determinada composição, dimensões, absorção e resistência, destinada a servir como base, ou suporte, nos ensaios de argamassa colante industrializadas.

3.1.8 deslizamento: Deslocamento vertical sofrido por uma placa cerâmica, sob ação de seu próprio peso, aplicada sobre argamassa colante ainda fresca.

3.1.9 densidade de massa aparente: Relação entre a massa de determinada quantidade de argamassa colante no estado seco e solto e o seu volume.

4 Designação normalizada

As argamassas colantes industrializadas são designadas pela sigla AC, seguida dos algarismos romanos I, II ou III, acrescidos da letra E, quando aplicável, indicativos de seu tipo, conforme definido na seção 3.

5 Requisitos

As argamassas colantes industrializadas devem atender aos requisitos estabelecidos na tabela 1.

Tabela 1 — Requisitos de argamassa colante

Propriedade Método de

ensaio Unidade Argamassa colante Industrializada

ACI ACII ACIII E

Tempo em aberto ABNT NBR 14083 min  15  20  20 Argamassa do

tipo I, II ou III, com tempo em aberto estendido em no mínimo 10 min do especificado nesta tabela.

Resistência de aderência à tração aos 28 dias em

- Cura normal

- Cura submersa

- Cura em estufa ABNT NBR 14084

MPa

MPa

MPa

 0,5

 0,5

-

 0,5

 0,5

 0,5

 1,0

 1,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com