TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

A abordagem clássica da administração se divide em:

o Administração cientifica com o americano Frederick Winslow Taylor

o Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.

Frederick Winslow Taylor é o fundador da administração científica, com ênfase no chão de fabrica – tarefas e enfoque na produção. Preocupou-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos.

Taylor analisou pacientemente os movimentos e processos de trabalho de cada operário, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. E verificou que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com equipamento disponível, concluiu que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Então surgia a necessidade de pagar mais ao operário que produzia mais.

Taylor via a necessidade de aplicar métodos científicos à administração para garantir a consecução de seus objetivos com máxima produção e mínimo custo. Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos em todos os ofícios recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho. (ORT).

Os principais aspectos da ORT são:

o Seleção cientifica do trabalhador: O trabalhador deve desempenhar com a qual possui maior aptidão, realizando-a com maestria através de muito treino.

o Tempo-padrão: O trabalhador deve produzir o mínimo estabelecido pela gerência.

o Plano de incentivo salarial: A remuneração do trabalhador deve ser proporcional ao número de unidades produzidas.

o Trabalho em conjunto: Os interesses do trabalhador (altos salários) e da administração (baixo custo de produção).

o Gerentes planejam, operários executam: O planejamento é de responsabilidade exclusiva da gerencia, e a execução cabe aos operários e supervisores.

o Desenhos de cargos e tarefas: A racionalização do trabalho levou aos engenheiros a desenharem cargos mais simples e elementares no sentido de obter máxima especialização de cada trabalhador.

o Divisão do trabalho especialização do operário: Quanto menor e mais simples a tarefas maior será a habilidade do operário em executa-la.

o Supervisão: Deve ser especializada por área, o supervisor deve controlar o trabalho dos operários verificando a quantidade de unidades produzidas e o cumprimento da produção padrão mínima.

o Ênfase na eficiência: Executar a tarefa de forma correta através do estudo de tempos e métodos, decompondo os movimentos das tarefas executadas pelos trabalhadores.

o Homo economicus: O homem procura o trabalho não porque goste dele, mas sim pelo salário que o trabalho proporciona, pelo medo da fome e da necessidade de dinheiro para viver.

o Condições de trabalho: Melhoria do ambiente físico de trabalho, adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho para minimizar o esforço e perda de tempo na execução do trabalho

o Padronização: De métodos e processos de trabalho, máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias primas e componentes, para eliminar o desperdício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com