TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ORGANIZAÇÃO

Artigos Científicos: ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ORGANIZAÇÃO

Premissas = a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo. Diferentes ambientes requerem diferentes desenhos organizacionais para obter eficácia. Variações no ambiente ou na tecnologia conduzem a variações na estrutura organizacional.

Contingência = relação do tipo se-então. O conceito skinneriano de contingência envolve três elementos: um estado ambiental, um comportamento e uma conseqüência. O comportamento é função de suas conseqüências, podendo ser mantido, reforçado, alterado ou suprimido de acordo com as conseqüências produzidas.

Deslocamento do foco de análise de dentro para fora da organização: na teoria contingencial, a ênfase é no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. São as características ambientais que condicionam as características organizacionais. É no ambiente que estão as explicações causais das características das organizações. Assim, não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar. Tudo depende (it depends) das características ambientais relevantes para a organização. RELATIVISMO.

Natureza multivariada das organizações - existe uma relação funcional (se-então) entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.

As mudanças ambientais exigem a formulação/implementação de diferentes estratégias, e a estratégia define a estrutura organizacional. Logo, a alteração ambiental é o fator principal da estrutura. Assim, diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.

Ambientes diferentes + Tecnologias diferentes = desenhos organizacionais diferentes

Diferenciação vs integração – ao lidar em ambientes externos, as empresas se segmentam em unidades, cada uma com a tarefa específica de tratar uma parte das condições existentes fora da organização (unidades de vendas, de produção e de pesquisa). Essa divisão do trabalho entre departamentos marca um estado de diferenciação. Mas esses departamentos precisam fazer um esforço convergente e unificado para atingir os objetivos globais da organização. Em conseqüência, ocorre também um processo de integração.

Três requisitos do desenho organizacional que afetam a estrutura organizacional:

(i) Como estrutura básica, que toma a forma de organogramas e descrições de cargos, em que pessoas/recursos são alocados para tarefas relevantes, há mecanismos de coordenação.

(ii) Como mecanismo de operação, indicando aos membros aquilo que deles é esperado, por meio de procedimentos de trabalho, padrões de desempenho, sistema de avaliação e recompensas, programações, sistemas e comunicação.

(iii) Como mecanismo de decisão, permitindo meios para auxiliar o processo decisório e o processamento da informação. Incluem arranjos para obter informações do ambiente, procedimentos para cruzar, avaliar e tornar disponíveis informações para os tomadores de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com