TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Calculo 3 Unisul Virtual

Trabalho Universitário: AD Calculo 3 Unisul Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 6

Ao estudar a unidade de aprendizagem Gestão e Tratamento de Resíduos, você pode compreender que a gestão integrada de resíduos envolve diversas ações para uma eficaz gestão de resíduos sólidos, especialmente os RSU para a manutenção das condições ambientais, de modo que as ações quanto mais integradas desencadeiam um processo que tem efeito direto na qualidade ambiental. Com isso em vista, realize as seguintes atividades:

1) Pesquise algum caso de gestão de resíduos sólidos que envolva uma associação ou cooperativa de catadores ou recicladores, descrevendo suas ações, sua forma de organização, volumes coletados e reciclados, estrutura de manutenção da entidade e rendimentos auferidos pela organização e pelas pessoas que a compõe. Estas informações podem ser oriundas de pesquisa de campo, pesquisa de material jornalístico, de artigo ou trabalho científico, preferencialmente publicada em uma revista eletrônica ou impressa, que aborde questões relativas à coleta de materiais recicláveis, à inclusão social e à geração de renda. Apresente, por meio de um texto de no mínimo 20 linhas, a situação/forma como é desenvolvido o trabalho com destaque para o foco social e ambiental do caso. (3,0 pontos)

Resposta:

Após algumas pesquisas, resolvi relatar aqui um excelente exemplo de compromentimento realizado por um grupo de catadores na cidade de Mauá, a cooperativa Coopercata.

A cooperativa Coopercata está localizada no município de Mauá e é uma organizaҫão que é filiada da Coopcent ABC. Lá, 21 colaboradores trabalham de forma organizada e solidária, realizando esse importante trabalho que beneficia o meio ambiente , especialmente por parte dos poderes públicos municipais.

Eles possuem possuem modernos equipamentos, como uma prensa, fruto de uma parceria com a Tetra Park, uma esteira, bem como uma empilhadeira. Apesar de modernos, esses equipamentos não são suficientes para atender a demanda de materiais que eles recebem todos os dias. Com esse equipamentos, os colaboradores da Coopercata são capazes de fazer a triagem de 3500 toneladas de materiais, entre eles, copos descartaveis, plasticos, papelões, que são prensados em fardos de 200 kg antes de serem vendidos.

O trabalho desses catadores de materiais recicláveis, além de arduo, exige experiência e conhecimento para que o material triado e enfardado, esteja em condiҫões de ser comercializado de acordo com as solicitaҫãoes das empresas clientes.

Colaboradores da Coopercata em Mauá

2) Apresente um resumo do texto do artigo, notícia, relatório da organização ou de levantamento próprio, com as informações que apresentou na questão 1. Indique o link da internet onde buscou o artigo ou relato, e referencie no formato da ABNT sua fonte. (3,0 pontos)

Resposta:

Abaixo temos uma boa notícia que envolve a Coopercata, que se trata de uma parceria entre a prefeitura de Mauá e a cooperativa.

O acordo formalizado em documento pelo prefeito Donisete Braga prevê a remuneraҫão por tonelada recolhida e por residência visitada. Visto que os colaboradoes vão recolher os materiais nas portas dos consumidores, o que não contecia antes por falta de investimento. Esse fato ajuda na conscientizaҫão das pessoas, o que facilitará o trabalho na cooperativa, principalmente na área de separaҫão de materiais.

A prefeitura acredita que esse investimento, aliado à outros investimentos importantes nas áreas de saneamento, educaҫão ambiental e economia solidária, impactará de forma bastante positiva na vida dos residentes de Mauá.

Parceria firmada em a Coopercata e a Prefeitura de Mauá

Prefeitura de Mauá: http://www.maua.sp.gov.br/Not.aspx?NoticiaID=2251

Acesso em: 19/10/2014 às 9:56.

Informaҫões da questão 1, Cooperc. https://www.youtube.com/watch?v=fHGrfkUmry0

Acesso em 19/10/2014 às 9:20.

3) Elabore um roteiro comparativo, de no mínimo 15 linhas, comentando de forma crítica e construtiva o teor do artigo ou relatório, ou da postura da organização pesquisada, avaliando sob o prisma de gestão ambiental, quais ações ou procedimentos que você recomendaria para o caso descrito. Não se esqueça de justificar suas proposições e argumentações tendo como base os conceitos estudados no material didático. (3,0 pontos)

Resposta:

Atualmente, o descarte de resísuos sólidos deve ser visto com uma grande atenҫão pelas autoridades, sejam elas de ordem municipal, estadual e até mesmo federal. Foi estudado amplamente nesta matéria as consequências que podem acontecer ao meio ambiente e a vida humana, caso o descarte de resíduos contaminantes seja feita de maneira inaquada. Então, o que deve ser feito é uma aҫão conjunta desses três níveis, para que esse problema seja resolvido. Essa iniciativa da Coopercata, juntamente com a prefeitura de Mauá, nos mostra que é possível sim, um trabalho ser bem feito oriunda de uma parceria publíco-privado.

Todavia, o trabalho realizado pela Coopercata, ainda não é sificiente para resolver o problema do lixo na cidade. A quantidade de resíduos recebidos todos os dias é superior a quantidade que eles conseguem fazer a triagem, muito por falta de maquinário e mão de obra. Outro problema encontrado é a falta de estrutura necessária para receber certos tipos de resíduos, como lâmpadas, pilhas e lixo hospitalar. Esse material,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com