TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad cálculo II

Artigo: Ad cálculo II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade de avaliação a distância 2 (AD2)

Esta avaliação contempla conteúdos das Unidades 2 e 3.

Disciplina: DIDÁTICA II

Curso:Licenciatura em Matemática

Professor : Marleide Coan Cardoso

Nome do aluno:

Código acadêmico: 494169 Data:06/04/2013

QUESTÃO 1:

Nas Unidades 2 e 3 de seu livro didático você pôde estudar sobre os fundamentos de um Projeto Político Pedagógico (PPP) até a prática docente, bem como dos elementos que os compõem. Veja a citação de Veiga (1988 apud BAFFI, 2002, p. 2)

[...] o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado. Portanto, trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade. O projeto pedagógico tem como propósito a explicitação dos fundamentos teóricos-metodológicos, dos objetivos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avaliação institucional.

Para que você possa constatar na prática como isso ocorre, propomos uma pesquisa numa Escola de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio. O trabalho divide-se em duas partes, com o tema A Concepção do professor de Matemática e o seu planejamento didático.

Para conhecer a concepção do professor de matemática (ou de sua área de formação) e as diferentes dimensões de sua ação didática de uma unidade escolar previamente escolhida você deve:

I. Elaborar com antecedência de 3 a 5 questões para uma entrevista com o professor para identificar as concepções em relação a sua ação didática. Pode envolver planejamento (conhecimento do PPP), concepções epistemológicas entre outros. Estas questões devem ser enviadas com antecedência pela ferramenta avaliação para apreciação do professor. Após aprovação das questões você deve realizar a entrevista com o professor da escola escolhida e de preferência a escola que você pretende desenvolver seu Estágio supervisionado.

II. Após a realização da entrevista você deverá transcrever e elaborar uma análise segundo a leitura do material didático identificando as possíveis concepções subjacentes na fala do professor que foram possíveis de ser identificadas durante a entrevista.

Após finalizar os itens I e II, apresentar um texto conclusivo na ferramenta avaliação contemplando a descrição do processo vivenciado e as suas reflexões pessoais relativas ao processo.

Critérios de Avaliação dessa questão:

Esta atividade deverá ter originalidade nas respostas em todas as etapas propostas e os resultados da pesquisa na escola deverá ser completo, claro e descritivo. Tem-se que:

1) As ações previstas na parte I serão avaliadas em seus aspectos qualitativos e serão pontuadas com valor máximo de 3,0.

2) O texto conclusivo apresentado após a finalização da parte II terá a pontuação máxima de 7,0 e deverá conter a descrição de todo o processo vivenciado nas duas etapas.

Realizei a minha entrevista na ‘’Escola Municipal Doutor Wilson Veado’’ na cidade de Cláudio-MG,com a professora Maria Helena Ferreira, que leciona na mesma escola há 20 anos e tem 25 anos de profissão.

1)Você considera que no ensino-aprendizagem o professor deve ser mediador da aprendizagem?

R:Sim,ele deve ser mediador e transmissor da aprendizagem.

2)No seu planejamento diário,você considera importante pensar na aplicação prática do conteúdo ensinado?

R:Sim,pois tenho que aplicar aos alunos o que foi ensinado em sala de aula,para que assim possa avaliar também se consegui transmitir o que era necessário para eles.

3)A disciplina e a organização da sala são importantes para uma boa aprendizagem?

R:São fundamentais.

4)Ao elaborar uma prova você leva em consideração as diferenças individuais dos alunos?

R:Sim.Embora, futuramente ele enfrentará situações em que isso não será levado em consideração.

5)Ao iniciar o ano letivo você aplica uma prova diagnóstica com o objetivo de fazer um diagnóstico da turma?

R:Sim.Acho necessário para saber por onde devo começar a ensinar.

6)Para que serve a avaliação diagnóstica?

R:Para o professor direcionar os seus trabalhos e sanar dificuldades.

7)Você participa das discussões envolvendo o PPP de sua unidade escolar?

R:Sim.

8)Você percebe diferenças entre a sua formação e o início de sua atuação docente?Em que aspectos você gostaria que sua formação fosse diferente?

R:Sim.Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com