TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento Unisul Virtual

Dissertações: Gestão Do Conhecimento Unisul Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 6

1. Assista ao vídeo “Gestão do Conhecimento”, de Gilson Coelho, leia o artigo “Uma revolução invisível” e com o apoio do material didático, responda as questões solicitadas, de acordo com as orientações fornecidas.

Link do vídeo: (http://www.youtube.com/watch?v=i2fkySV5B4E), acessado em 21 fev 2013. O Consultor Gilson Coelho trata sobre a retenção de talentos na empresa, o baixo nível de turnover e o capital intelectual das empresas.

Link para artigo: (http://www.hbrbr.com.br/materia/uma-revolucao-invisivel), acessado em 21 fev 2013.

Supondo que você seja o gestor de uma empresa e queira estruturar um processo de Gestão do Conhecimento, após assistir ao vídeo, ler o texto e o material didático, responda as questões seguintes:

1. Após o conteúdo apresentado, explique de forma fundamentada, sobre a importância da Gestão do Conhecimento para um posicionamento moderno das empresas no mercado. Cite no mínimo 3 (três) variáveis que impactam em sua estruturação. (3,0 pontos).

A Gestão do Conhecimento nas empresas tem se mostrado o diferencial competitivo. Isto porque em época em que novidades revolucionárias são escassas, a melhoria em processos se mostra fundamental para otimização de custos e maximização dos lucros.

Para que a Gestão do Conhecimento seja bem implantada é preciso considerar diversas variáveis, dentre elas, destaco três: comprometimento da direção em implantar o sistema de gestão de conhecimento, mapeamento das competências fundamentais para a organização, desenho de processos claros da organização. O comprometimento da direção é imprescindível para o sucesso da Gestão de Conhecimento pois tem impacto em processos de RH (turn over, encarreiramento, etc), em custos para a empresa (programas de qualidade de vida, de sustentabilidade, parceria com fornecedores/clientes), etc. Já o mapeamento das competências permite delimitar as áreas de atuação e determinar o conteúdo a ser enfatizado, o que otimiza, rentabiliza e permite perenidade ao processo implantado. E por fim, destaco o desenho de processos da organização porque são os processos claros, disponíveis e acessíveis que corroboram com a equipe para que todos se sintam parte de uma unidade. Quando a equipe, da direção ao chão de fábrica, entende os processos e evidencia sua participação em determinada parte da cadeia, naturalmente sente-se mais comprometido e, por consequência, tende a produzir mais e melhor.

2. Como você diferencia dado, informação e conhecimento? Explique-os, apresentando também um exemplo de cada. (3,0 pontos).

Dados são a base da informação, são informações objetivas, não trabalhadas ou interpretadas, podem ser numéricos, gráficos e textuais. Os dados não têm significância por si só. Em uma pesquisa com consumidor, por exemplo, a opinião isolada de um consumidor é considerada um dado por não significar nada sozinha. Já a informação é o dado tratado, agrupado, tem significância. Um dado torna-se informação se o seu receptor consegue compreender o seu conteúdo, isto é, associar a ele, mentalmente, um significado. No mesmo exemplo da pesquisa de consumidor, se agruparmos as respostas de todos os consumidores pesquisados e tabularmos os dados, teremos informações que poderão servir de base para tomada de decisões como a descontinuidade de fabricação de um produto ou o lançamento de uma extensão e linha.

Mas ao falar em conhecimento, tratamos de algo mais amplo e subjetivo. Isto porque o conhecimento é ligado à sabedoria por representar a capacidade de associações de informações com outras informações já adquiridas pela vivência individual. O conhecimento envolve o pensar sobre as informações captadas, considera as interligações de conceitos previamente adquiridos e gera idéias. Considerando as definições já citadas, conclui-se que conhecimento não pode ser transferido entre os indivíduos; o que são transmitidos são dados, que podem ser recebidos de tal forma que sejam assimilados como informação. Se dado, informação e conhecimento fossem uma escala de valor, dado seria o início da escala, seguido por informação no meio e por conhecimento no topo.

3. Elabore um texto comparativo utilizando o conteúdo do vídeo, do artigo e sobre a Inteligência Competitiva do material didático, buscando demonstrar a importância da utilização de um processo estruturado e praticado com sucesso nas organizações, explicitando a importância do tema em um mundo globalizado. (4,0 pontos).

No mercado de competição acirrada atual, as empresas aceleram a busca na diferenciação técnica e de gestão. No âmbito de diferenciação da gestão, os executivos estruturam as organizações de forma a antever as mudanças do mercado consumidor para que não sejam impactados negativamente. Discordo de Gilson Coelho que relata que nem todas as empresas estão preparadas para a estruturação. Ele cita que algumas empresas o contratam para o mesmo treinamento inúmeras vezes, demonstrando que não estão aptas à Gestão Eficaz do Conhecimento. Apesar de o consultor indicar que empresas insistem em não perceber que a Gestão do Conhecimento se faz necessária para a perpetuação dos negócios, e dada a qualidade questionável do material disponibilizado na internet, acredito que esta seja uma visão míope de um consultor com questionável experiência concentrada no nicho farmacêutico brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com