TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 - Análise Macroeconomica - Aluno Felipe Fernandez Rodriguez

Pesquisas Acadêmicas: AD2 - Análise Macroeconomica - Aluno Felipe Fernandez Rodriguez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1.

Esse ano a inflação ultrapassará o teto da meta estipulado pelo Banco Central. De igual forma o crescimento econômico será menor do que o previsto. Ano que vem, qualquer que seja o novo governo, o combate ao crescimento geral dos preços da economia imporá reajustes e sacrifícios à nação. Nessa argumentação, ilustre que tipo de sacrifício seria exemplo do que aprendemos como situação de trade-off na política econômica? (reestude a aula 1)

R: O sacrifício seria conter o nível salarial da população, para que não haja pressão de custos sobre os preços ou utiliza-se a política de elevar os juros. Se a inflação é contida pela alta dos juros, por outro lado o crescimento econômico fica comprometido dado que há um desestímulo a investimentos produtivos. No trade-off também conhecido como “cobertor curto”, é preciso priorizar o que se quer, combater a inflação ou fazer o país crescer

Questão 2.

Considere o Fluxo Circular da Renda e do Produto de uma economia. De um lado há o setor Famílias, em outro as Empresas ou unidades de produção. Onde um empresário ou empreendedor está inserido, nas Empresas ou nas Famílias? Justifique.

R: O Empresário está inserido em ambos os casos, enquanto representante ou atuante na sua empresa ele gera receita ao PIB, no momento em que ele passa a ser um consumidor junto a sua família ele gera despesa adquirindo bens e serviços.

Questão 3.

O PIB em um determinado ano alcançou a cifra de 150 mil dólares. No ano seguinte, a produção de bens e serviços foi exatamente à mesma do ano anterior, mas o valor do PIB dobrou. Argumente se isso é possível.

R: Sim é possível, se o PIB aumentou de um ano para o outro ocorreu pelo menos uma das duas mudanças, ou o país elevou a quantidade produzida em sua economia ou os bens e serviços sofreram aumento de preços.

Questão 4.

Se o País esta em recessão, as empresas estão produzindo com nível elevado de ociosidade de seus recursos e você, ministro da Economia, se vê obrigado a elaborar um novo PAC (programa de aceleração do crescimento). Nessa situação, seria melhor que a propensão marginal a consumir da população fosse maior, menor ou não faria qualquer diferença?

R: O ideal é que fosse maior, À medida que o consumo aumenta, dados os limites da renda, a propensão marginal a consumir diminui. Um indivíduo que tenha ganhos bastante limitados, após suprir suas necessidades básicas, terá uma propensão marginal próxima de zero. Por isso quanto maior a propensão marginal, maior o poder de compra do indivíduo.

Questão 5

Na aula 6 você estudou o Sistema Monetário. Fale em suas palavras o seu entendimento sobre o multiplicador monetário. Ele pode ser igual a 1 (um)? Obs. Você não precisa de mais de cinco linhas para responder essa questão.

R: Esse mecanismo bancário funciona quando os bancos direcionam uma fração dos depósitos como reservas, emprestando o restante. Esses novos empréstimos acabam se transformando em novos depósitos que, pela regra dos bancos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com