TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protifolio Do 2º Semestre De ADS

Dissertações: Protifolio Do 2º Semestre De ADS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 LISTAS LINEARES 4

2.1.1 FIFO (“FIRST IN FIRST OUT”) 4

2.1.2 FILO (“FIRST IN LAST OUT”) 5

2.1.3 TIPOS DE ALOCAÇÃO 6

2.2 TRANSAÇÕES EM BANCO DE DADOS – ACID 7

2.3 BANCO DE DADOS RELACIONAIS VERSUS PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 8

2.3.1 ORM (Object Relational Mapper) 8

2.3.2 HIBERNATE 9

2.4 HERANÇA E POLIFORMISMO 9

3 CONCLUSÃO 12

4 REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Esta produção textual interdisciplinar do 3º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo aplicar e exercitar os conteúdos assimilados no período abordando os diversos conceitos, técnicas e práticas das listas lineares (FIFO e FILO), alocações simplesmente encadeadas e duplamente encadeadas, conceitos de ACID de uma transação, ORM, herança e poliformismo, bem como a utilização de banco de dados relacional com a programação orientada a objetos.

DESENVOLVIMENTO

1 LISTAS LINEARES

Lista linear é a estrutura que permite representar um conjunto de dados afins, de forma a preservar a relação de ordem linear de seus elementos. É o conjunto de n ≥ 0 nós X1, X2, ... Xn, organizados estruturalmente de forma a refletir as posições relativas dos mesmos; se n > 0, então X1 é o primeiro nó; para 1 < k < n, o nó Xk é precedido pelo nó Xk-1 e seguido do Xk+1; temos também Xn como último nó e quando n = 0, diz-se que a lista é vazia.

Exemplos de listas lineares no cotidiano:

- Pessoas na fila de um banco;

- Pessoas esperando ônibus;

- Palavras de uma frase;

- Letras em uma palavra;

- Itens em estoque em uma empresa;

- Dias da semana;

- Cartas de baralho.

Exemplos de listas lineares em sistemas informatizados:

- Controle de documentos para impressão;

- Troca de mensagem entre computadores numa rede;

- Navegação entre páginas Web;

1 FIFO (“FIRST IN FIRST OUT”)

O primeiro elemento que entrou é o primeiro a sair. Cada elemento armazena um ou vários dados (estrutura homogênea ou heterogênea) e um ponteiro para o próximo elemento, permitindo o encadeamento e a linearidade. Temos as seguintes operações nesta estrutura: inserir na fila, consultar toda a fila, remover e esvaziá-la. Nas filas as remoções acontecem no ponteiro INICIO e as inserções no ponteiro FIM. Analogicamente, imaginemos uma fila de espera de um banco qualquer, todo cliente que chega é posicionado ao final da fila, e o primeiro a ser atendido sempre será o primeiro desta fila de espera.

[pic]

Figura 1 – esquema de funcionamento de uma fila FIFO

Fonte: ASCENSIO, Estrutura de Dados, pág. 191 e 192

2 FILO (“FIRST IN LAST OUT”)

O último elemento que entrou é o primeiro a sair. Cada elemento armazena um ou vários dados (estrutura homogênea ou heterogênea) e um ponteiro para o próximo elemento, permitindo o encadeamento e a forma linear. Temos as seguintes operações nesta estrutura: inserir na pilha, consultar toda a pilha, remover e esvaziá-la. Nas pilhas as remoções e inserções acontecem num único ponto, o TOPO. Analogicamente, pensemos numa pilha de pratos, onde um novo prato será sempre colocado no topo da pilha; para retirarmos um prato, escolhemos o do topo, ou seja, o último prato inserido.

[pic]

Figura 2 – esquema de funcionamento de uma pilha FILO

Fonte: ASCENSIO, Estrutura de Dados, pág. 185

3 TIPOS DE ALOCAÇÃO

SIMPLESMENTE ENCADEADAS

Uma lista simplesmente encadeada é uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista. O nó que possuir o valor NULL no ponteiro para próximo é o último nó da lista. É de extrema importância que seja mantida uma referência para o primeiro nó da lista, caso esta referência for NULL, significa que a lista esta vazia.

[pic]

Figura 3 – alocação simplesmente encadeada

DUPLAMENTE ENCADEADAS

São listas que, além de cada elemento indicar o elemento seguinte, também indicam aquele que o antecede, ou melhor, cada elemento é ligado ao seu sucessor e ao seu predecessor.

[pic]

Figura 4 – alocação duplamente encadeada

Há uma questão que envolve desempenho, flexibilidade e requisitos de alocação de memória, relacionados com a opção que fazemos por uma ou outra estrutura de dados. No caso da lista simplesmente encadeada, os nós são menores (um ponteiro por dado armazenado), mas a flexibilidade de deslocamento entre os nós é menor (só em um sentido) e mesmo o desempenho pode ser menor em operações como a inserção no final da lista. Já as listas duplamente encadeadas irão ocupar mais memória (dois ponteiros para cada dado), mas são muito mais flexíveis e podem ser mais eficientes na em certas operações (por exemplo, na inserção/remoção do final da lista). Portanto, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com