TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 Teorias 2

Dissertações: AD2 Teorias 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

1) Diante dos efeitos positivos da aplicação de técnicas matemáticas e estatísticas na gestão dos recursos militares, organizações do setor industrial começaram também a utilizar métodos quantitativos na gestão dos seus negócios. Um exemplo de técnica não oriunda deste modelo é:

( ) Programação linear

( ) Teoria dos Grafos

( x ) Efeito de Hawthorne

( ) Decisões estatísticas

( ) Análise do ponto de equilíbrio

2) Marque V para verdadeiro e F para falso, nas questões abaixo.

( V ) Teoria dos Sistemas Abertos, desenvolvida pelos professores Daniel Katz e Robert Kahn, posiciona o meio ambiente no centro das discussões possibilitando o entendimento das partes pela compreensão do todo.

( V ) Qualquer conjunto pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo não sejam o foco de atenção.

( F ) Dentre as teorias administrativas contemporâneas, podemos citar a Teoria da Gestão Administrativa

( V ) Particularmente, McGregor defendia a instituição da Teoria Y.

( F ) Uma das técnicas mais utilizadas em pesquisa operacional é o Program Evaluation and Review Technique (PERT)/Critical Path Method (CPM).

3) O que você entende por “sinergia” e como esse conceito influencia na eficiência e eficácia das organizações?

A sinergia vem nos trazer resultados mais satisfatórios que os esperados habitualmente. Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja, o somatório de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes”, como visto em Gestalt.

4) De que forma as organizações podem fazer uso da sintropia?

Voltando aos meus dezoito anos e à minha graduação (que não se concretizou) em Física podemos, com a devida ajuda da Wikipedia, lembrar que:

“A sintropia, também designada negentropia, ou entropia negativa, é o contrário de entropia (que é a medida do grau de desorganização do sistema), ou seja, mede a organização das partículas do sistema. Um elemento negentrópico é aquele que contribui para o equilíbrio e para o desenvolvimento organizacional. A sintropia é um princípio simétrico e oposto ao de entropia física.

Enquanto a entropia é a medida da desordem ou da imprevisibilidade da informação, a sintropia é a função que representa o grau de ordem e de previsibilidade existente num sistema.”

Bom, basicamente, uma organização que conheça exatamente onde, quando e como pode utilizar seus bens e obrigações ( pela definição contabilística), mão de obra e quaisquer outros fatores envolvidos nas atividades, será melhor sucedida -em termos de lucro, eficiência e eficácia – que outra que por ventura não conheça exatamente algum desses dados.

5) Considerando uma instituição pública qualquer, dê um exemplo de ação que possa ser apontada como uma capacidade de resiliência desta organização?

“Resiliência ou resilência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns sub-materiais, de acumular energia, quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.”

Usando meu exemplo de trabalho, uma Unidade de Ensino Pública, servindo de abrigo para desabrigados de uma enchente e posteriormente, utilizando sábados como dias letivos para retomar o andamento normal das atividades.

6) O que preconiza a Teoria Contingencial?

A teoria contingencial preconiza que a estrutura e o comportamento de uma organização dependem de inúmeras variáveis situacionais, tais como o ambiente, a tecnologia e o tamanho da organização. Consequentemente esta mesma organização pode se comportar de inúmeras formas particulares e de acordo com cada situação.

7) Cite cinco benefícios alcançados pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Paulo (SAMAE/SP), após implantar uma série de ações voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos, por meio do Sistema de Gestão da Qualidade.

8) Podemos dividir a história da qualidade em três eras. Quais são elas?

As três eras da história da qualidade:

1. Era da inspeção

• Produtos são verificados um a um.

• Cliente participa da inspeção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com