TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAM SMITH E GESTÃO

Ensaios: ADAM SMITH E GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  1.282 Visualizações

Página 1 de 2

• Ideias:

Smith foi considerado um dos principais nomes quando se tratava de liberalismo econômico. Ele defendia que a liberdade econômica deveria existir e as empresas privadas poderiam desenvolver-se sem a intervenção do Estado, pois a concorrência de mercado já tornaria as coisas naturais, ajudando na redução de preços e na inovação de produtos, assim como de tecnologia, com o objetivo das organizações criarem produtos de maior qualidade com um aumento de produção.É importante dizer que suas ideias e teorias foram essenciais ao desenvolvimento posterior do regime capitalista (séculos XIX e XX).

• Divisão do Trabalho segundo Adam Smith

Com o exemplo da manufatura de alfinetes, Smith (1996) busca exemplificar as vantagens trazidas pela divisão do trabalho.

No seu livro “A Riqueza das Nações” – que foi a obra que o celebrizou –, Smith (1996) dedica os capítulos I, II e III do Vol. I à divisão do trabalho.

O exemplo da manufatura de alfinetes, dentre outros, está no primeiro capítulo, intitulado “A Divisão do Trabalho”. Por meio de exemplos concretos, ele defende a idéia de que a divisão do trabalho apresenta três grandes vantagens.

A primeira é aperfeiçoar a habilidade.

A segunda é a economia de tempo.

A terceira são as máquinas.

No segundo capítulo – intitulado “O Princípio que dá Origem à Divisão do Trabalho” –, Smith (1996) discorre sobre a origem da divisão. Destaca que tudo começa com a propensão a intercambiar.

No terceiro capítulo – intitulado “A Divisão do Trabalho Limitada pela Extensão do Mercado” –, Smith (1996) afirma que, como indica o próprio título, a divisão do trabalho tem como limitador e, ao mesmo tempo, estimulador, o mercado.

Teoria da Vantagem Absoluta

A referência é o local com características mais favoráveis à produção de determinada mercadoria: cada país deve concentrar-se em produzir somente as mercadorias que apresentar melhores condições de fazê-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com