TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adam Smith

Exames: Adam Smith. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Nascido e junho de 1723 Adam Smith, foi um economista e filosofo escocês. Teve para sua vida um atribulado cenário do século das Luzes, o século XVIII. Adam Smith faleceu com 67 anos em 17 de julho de 1790.

Adam Smith foi o mais importante filosofo e economista conhecido como o pai da economia moderna e o criador da obra “ Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações” mais conhecida como “A Riqueza das Nações”.Uma grande inspiração para os ecomistas até os dias de hoje.

Esta obra de Adam teve seu primeiro lançamento no ano de 1776 em Londres, e mais quatro edições em 1778, 1784, 1786, e por fim 1789 sendo a ultima edição lançada um ano antes de seu falecimento.

Em sua obra Adam Smith explica que “mão invisivél” é quando um individuo é motivado apenas seus proprios interesses egoísta (self-interest), promovendo algo que não faz parte do seu interesse, assim contribui com o crescimento economico.

Como resultado o preço das mercadorias e serviços descem, Ex: Crio um salão de beleza, meu concorrete tem uma mão de obra mas cara que a minha, com isso me especializo, fazendo um trabalho tão bom quanto, com a mão de obra mais barata e gerando um bom resultado, meu cliente economiza e sai satisfeito, e meu negocio é levado pela “ mão invisível”. Atendendo meus proprios interesses e também os dos meus clientes.

Adam Smith também não era a favor dos cartéis que ocorriam na epoca, onde um grupo de empresários que trabalhavam com o mesmo produto, estabeleciam um preço. E com isso prejudicarião a economia da “mão invisivél” onde uma economia funciomaria melhor quando houvesse bastante competição, resultando em preços melhores.

A Riqueza das Nações foi ecrita de forma clara e foi e e reverenciada por muitos. Por isso influencia a economia mundial durante os séculos até o dia de hoje.

Smith um dos principais pensadores da historia humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com