TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Artigos Científicos: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Superior de Tecnologia Aplicado a Logística

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Ananindeua-PA

Setembro de 2014

1. Introdução

Este trabalho tem como objetivo descrever como é desenvolvida a logística empresarial e as áreas de administração de materiais dentro de uma organização. A logística de materiais em grandes empresas facilita o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, e fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. É um tema de grande importância por estar ligado a lucratividade e sobrevivência da empresa num mundo globalizado e competitivo.

É difícil para uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais, que estejam relacionados aos insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação. Com a crescente participação das empresas no mercado, há naturalmente a competitividade em relação aos concorrentes, tendo isso em vista, o estoque tem importância fundamental nos ativos da empresa e devem ser administrados para que as mesmas alcancem seus objetivos na geração de negócios.

Uma das mais importantes funções da administração de materiais está relacionada com o controle de níveis de estoques. Lógica e racionalidade podem ser aplicadas com sucesso nas ações de resolução de problemas que afetam os estoques. É notório que todas as organizações devem preocupar-se com o controle de estoques, visto que desempenham e afetam de maneira bem definida o resultado da empresa. (POZO, 2001, p.32)

A administração de materiais garante que haja estoque contínuo de forma organizada para que não faltem os itens que compõe esse estoque, porém sem que se torne excessivo o investimento.

2. Processo de compras

A função de compras é um segmento essencial do Departamento de Materiais ou suprimentos, que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar armazenamento. Compra é, portanto, uma operação da área de materiais, muito importante entre as que compõem o processo de suprimento. (DIAS, 1993, p. 259)

O processo de compras é bastante extenso e esta relacionado à movimentação e armazenagem de mercadorias. É importante a fase da seleção dos fornecedores, para isso leva-se em consideração preço, qualidade, continuidade de fornecimento e localização.

A área de compras também fica responsável por cuidar dos níveis de estoque da empresa, pois mesmo que o estoque esteja abastecido e não haja possibilidade de problemas para a produção o mesmo acarreta custos altos com manutenção.

Os principais objetivos do processo de compras são: permitir continuidade de suprimentos, comprar materiais e produtos aos mais baixos custos dentro das especificações predeterminadas em qualidade, prazo e preço, evitar desperdício e obsolescência de materiais por meio de avaliação e percepção do mercado, permitir à empresa uma posição competitiva, mediante negociações justas e credibilidade e manter parceria com fornecedores para crescer junto com a empresa.

3. Armazenagem e movimentação de materiais

O esquema de armazenagem escolhido por uma empresa depende da situação geográfica de suas instalações, da natureza de seus estoques, tamanho e respectivo valor. A disposição dos materiais deve se enquadrar em uma das alternativas que melhor atenda a seu fluxo

7. Controle de Estoque

O processo de controle de estoque tem por finalidade minimizar os custos de capital investido para a empresa. Por não ser viável para as empresas trabalharem sem estoque, a administração do controle de estoque têm funão amortecedora entre vários estágios de produção vai até a venda final do seu produto oferecido.

7.1 – Sistemas MRP e Just in time

Os sistemas do MRP e do Just in time parecem ser fundamentalmente opostas.

O Just in time incentiva um sistema de planejamento e controle “puxado”, enquanto o MRP é um sistema “empurrado”, o Just in time tem objetivos que vão além da atividade de planejamento e controle da produção, enquanto o MRP é essencialmente um “mecanismo de cálculo” para planejamento e controle. Contudo, as duas abordagens podem reforçar uma a outra no mesmo sistema produtivo, desde que suas respectivas vantagens sejam preservadas.

8- Tipos de equipamentos de armazenagem e movimentação

8.1 – Palete de madeira

Os modelos de madeira são os mais utilizados, devido à durabilidade, resistência e as facilidades na entrega das mercadorias onde todos utilizam o mesmo padrão e facilitando a troca do mesmo no ato do descarregamento. Para atender às necessidades de estocagem e de transporte, os pallets seguem padrões em termos de dimensões, conforme as regiões do mundo onde são utilizados.

8.2 – Palete de plástico

Muitos utilizados em câmaras frias, permite melhor forma de higienização, ideal para produtos alimentícios que são armazenados em câmaras frias de congelados, mercadorias como frangos e derivados, cortes de carnes bovinas e suínas; é atóxico, e resiste a temperaturas (entre -35° C a + 60° C).

8.3 - Palete de alumínio

Resistente em câmaras frigoríficas e de longa durabilidade; e utilizados

principalmente para produtos derivados de leite, como queijos, que necessita de muito

cuidado de higiene para evitar contaminação, que pode trazer conseqüências graves para

quem consumir essas mercadorias e prejuízos para a empresa, não contamina o produto,

oferece mais facilidade de limpeza e higienização.

8.4 - Rack de armazenamento

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com