TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

A Logística pode ser entendida como a área da Administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias (MARTINS & ALT, 2006). Atualmente a Logística vem sendo utilizada como ferramenta de competitividade pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com a produção e armazenagem.

A administração da logística é o acompanhamento de toda movimentação e armazenagem do produto, ela abrange um conjunto de planejamento, operação e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e principalmente das informações da empresa, integrando de forma racional as funções sistêmicas, desde suprimentos, produção, armazenagem até a distribuição, assegurando desta forma as vantagens competitivas e nível de serviço na cadeia de distribuição e, consequentemente, a satisfação dos acionistas e dos clientes.

Essa área compreende muito mais do que o simples controle de estoques, envolve um vasto campo de relações que são interdependentes e que precisam ser bem geridos para evitar desperdícios e tem por finalidade principal assegurar o continuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.

Atualmente as empresas contam com vários recursos para maximizar o sistema logístico, diminuir custos e proporcionar vantagem competitiva, e é uma das atividades de gestão mais importantes para as empresas, atuando de forma administrativa e estratégica.

A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Recursos são fatores da produção, normalmente são bem vastos e importantes, podemos dizer que são o conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final ou serviço.

Os principais recursos para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços para atender a demanda são os patrimoniais. Exemplo: Prédios ou instalação, terrenos, maquinas e equipamentos. Já os recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Exemplos: Estoque, materiais auxiliares e matéria-prima.

A administração de material corresponde ao planejamento, organização, direção e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, obtenção, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja ela de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, pública ou privada, pode ser definida também como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa a garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais, para que gere riqueza. O planejamento deve balancear os objetivos conflitantes entre as diversas áreas da empresa e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados adequadamente.

Nos dias atuais, onde a competição entre empresas é acirrada, ganhar dinheiro com altas margens de lucro tornou-se inviável, daí surgiu a importância da redução dos estoques e da agilização dos processos de aquisição – comprar grandes quantidades não é compensador. Simplesmente comprar, armazenar, industrializar e vender não atende às necessidades do mercado, cada vez mais competitivo e exigente.

A manutenção da competitividade depende diretamente da forma com que os materiais são geridos, os quais devem possuir níveis compatíveis com suas demandas como também as compras necessitam ser cada vez mais ágeis, para que possam atender às necessidades de aumento da velocidade da renovação dos estoques. Girar o mais rápido possível, reduzindo os níveis de armazenamento, sem que isso acarrete em desabastecimento, é o grande desafio à gestão de materiais, visto que a manutenção da lucratividade da empresa depende disso.

As operações ligadas à gestão dos estoques necessitam ser cada vez mais rápidas e precisas tornando assim a tecnologia o bem ativo mais precioso de uma empresa. A tecnologia é um recurso que ganha importância a cada dia, é o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos e serviços ou outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, como maior lucro e é considerada como fator de produção, ao lado dos recursos clássicos: natureza, trabalho e capital.

Para que não haja grandes prejuízos nas empresas é preciso seguir rigorosamente todos os passos que o planejamento da administração de materiais montou, desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto final ou serviço gerando a satisfação total do consumidor.

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou materiais, com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem, se não competitiva, mas pelo menos comparativa é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais.

A função compras é tão antiga quanto a própria administração, por muitos anos, foi vista simplesmente como o ato de fazer o pedido a um fornecedor, aos poucos essa visão vem mudando, e cada vez mais as empresas vêm percebendo que um processo de aquisição de materiais bem elaborado e planejado pode gerar lucro significativo, esta função tem crescido de forma acentuada nos últimos tempos em decorrência da evolução nos meios de comunicação e tem deixado de ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com