TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS TEMPOS

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS TEMPOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  9.574 Palavras (39 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 39

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS TEMPOS

E construção de novos talentos

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual, a complexidade dos estudos efetuados talvez venha a ressaltar a relatividade do retorno esperado a longo prazo. De outro norte, sabe-se que a valorização de fatores subjetivos podem nos levar a considerar a reestruturação das condições financeiras e administrativas exigidas.

O novo modelo estrutural aqui defendido possibilita uma melhor visão global do fluxo de informações. Em uma visão de longo prazo, verifica-se que a contínua expansão de nossa atividade é uma das consequências do impacto na agilidade decisória.

É importante questionar o quanto o desafiador cenário globalizado causa impacto direto e indireto na reavaliação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Não obstante, a hegemonia do ambiente político acarreta um processo de reformulação e modernização de todos os recursos funcionais envolvidos.

Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levantando dúvidas sobre se o surgimento do comércio virtual agrega valor ao estabelecimento do levantamento das variáveis envolvidas. A Tecnologia da informação permite as empresas ter informação em qualquer tempo e lugar facilitando nas tomadas de decisões.

O interesse em abordar o ambiente comportamental e organizacional de uma escola surgiu da necessidade de compreender as relações que se estabelecem no interior dessas instituições de ensino.

O objetivo da pesquisa é trazer ao conhecimento do leitor descrições básicas a respeito da conduta de um gestor educacional em relação aos demais colaboradores da escola, apontando problemas que geram conflitos no relacionamento interpessoal. Nessa oportunidade, alguns pontos chamam a atenção no que se refere aos aspectos de relacionamento e comunicação entre gestores, professores, funcionários, alunos e a comunidade, que muitas vezes parecem ter relações bem difíceis.

Para alcançar o objetivo geral fizeram-se necessários alguns passos específicos, como conhecer a evolução histórica do termo gestão,

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REFERENCIAL TEORICO 4

3 APRESENTAÇÃO E ANALIZE DOS RESULTADOS 5

4 ROTEIRO DE QUESTÕES PARA SEREM APLICADAS AO ADMINISTRADOR/GESTOR 7

5 ROTEIRO DE QUESTÕES PARA SEREM APLICADAS AO TRABALHADOR 8

6 CONCLUSÃO 9

7 REFERÊNCIA 11

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.

Percebe-se que para desenvolver bem seu trabalho, o Administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...] consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa.

Segundo Chiavenato (2000, p.3):

"Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento “Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes”. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. "

As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.

VISÃO SOBRE O SER HUMANO: COMO CADA TEORIA VIA O INDIVIDUA.

A Teoria X e a Teoria Y foram identificadas por Douglas McGregor, em seu principal livro "Aspectos Humanos da Empresa", somente publicado em português pela Livraria Clássica Editora, de Portugal. Tinha o sentido de evidenciar como provavelmente ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho.

McGregor somente se refere à teoria, chamando-as de X e de Y. Não pretendia lhes dar quaisquer conotações de valor, de certo ou de errado, de bom ou de mau, de melhor ou de pior, de verde ou de maduro, de amarelo ou de azul. Evitou, assim, qualquer julgamento valorativo ou expressão de preferência.

McGregor procurou denominações as mais neutras possíveis. Apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e, portanto, agem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com