TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALECELMA RANGEL

Monografias: ALECELMA RANGEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES, REGULAMENTOS, ROTEIROS PARA ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PEDAGOGIA - LICENCIATURA

APRESENTAÇÃO

Caro(a) Aluno(a),

A era da informação é um fato consumado e a cada dia os alunos estão mais antenados. Mas precisam de ajuda para aprender a interpretar a enorme quantidade de imagens que recebem diariamente.

O estágio deve estar relacionado com a linha de formação profissional. A atividade de estágio é o meio privilegiado de integração entre a teoria e a prática, e é um fator decisivo na formação profissional,

"O estágio tem como finalidade integrar o processo de formação do aluno, futuro profissional, de modo a considerar o campo de atuação como objeto de análise, de investigação e de interpretação crítica, a partir dos nexos com as disciplinas do curso". (Pimenta, 2004, p. 24)

Se o estagiário se sente respeitado e percebe que seu aprendizado está sempre progredindo em todos os sentidos: formação profissional, capacitações complementares, exercícios da cidadania, trabalho em equipe, ele está num bom estágio. Ele está em formação, e por isso, deve haver um profissional da sua área no campo de estágio para ajudá-lo em suas atividades.

Quando uma instituição acolhe um estagiário, ela é co-responsável pelo processo de formação de profissionais que no futuro, poderão constituir seus quadros.

Por esta razão, considero importante o ato de cuidar da criação de oportunidades de estágios com muito critério, buscando caminhos que possam conduzi-los ao sucesso.

No campo educacional, não poderia deixar de compartilhar com vocês meu encantamento pela Educação Básica. A passagem do professor pela vida das crianças, pré-adolescentes e adolescentes, é sem dúvida um marco inicial para o mundo da cultura. Criar um ambiente estimulante para todos os que entram na escola, formando uma invejável equipe solidária é um privilégio que os professores e gestores possuem.

As crianças precisam aprender a ler e escrever o suficiente para que isso esteja incorporado nas suas vidas. Por isso os professores e gestores da Educação Básica são capazes de criar experiências de educação, alternativas de um valor incomparável, em qualquer sistema educacional.

Bom trabalho a todos!

ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO

I - CONSIDERAÇÕES GERAIS

Conforme o Parecer CNE/CP 09/01, o estágio é o momento de efetivar, sob a supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino/aprendizagem, que se tornará concreto e autônomo quando da profissionalização deste estagiário:

"O estágio curricular supervisionado é um momento de formação profissional do formando, seja pelo exercício direto in loco, seja pela presença participativa em ambientes próprios de atividades daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado" (Parecer CNE/CP 09/01).

II - OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do Estágio é enfatizar a flexibilidade necessária, integrando os elementos envolvidos no processo escolar, de modo que construam projetos inovadores e próprios, respeitando os eixos articuladores, norteadores da ação educativa.

III - AS FASES DO ESTÁGIO E SEUS RESPECTIVOS OBJETIVOS:

É imprescindível que você conheça a escola, seus programas, seus projetos pedagógicos, suas atividades em salas de aulas e os programas extra-classe (HTPC, Reuniões de Pais e Mestres...). Veja a seguir os objetivos específicos de cada seguimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com