TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALGORITMO

Projeto de pesquisa: ALGORITMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

PASSO 02

2.1 ALGORITMO

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente em um período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.12

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador3 , e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.

2.2 NOÇÕES DE ALGORITMO

Algoritmo é a base da ciência da computação e da programação. Quando falamos em programar, falamos, basicamente, em construir um algoritmo. Todo programa de um computador é montado por algoritmos que resolvem problemas matemáticos lógicos com objetivos específicos.

Mesmo pessoas que usam uma linguagem de programação para fazer seus programas de computadores estão, na realidade, elaborando algoritmos computacionais em suas mentes.

Um algoritmo não passa de passos sequenciais e lógicos que são organizados de forma a realizar a conclusão de certo problema. Mas precisamos entender que existem dois tipos de algoritmos – os Não Estruturados e os Estruturados.

Programadores usam algoritmos estruturados, pois se adequam a determinado objetivo ou certo fim.

Mas não são apenas os programadores que usam algoritmos. Em nosso cotidiano, os algoritmos Não Estruturados são trabalhados em nossas mentes sem nem mesmo percebermos.

2.3 PSEUDO LINGUAGEM

Este modo de representar algoritmos procura empregar uma linguagem que esteja o mais próximo possível de uma linguagem de programação de computadores de alto nível mas evitando de definir regras de construção gramatical muito rígidas. A idéia é usar as vantagens do emprego da linguagem natural, mas restringindo o escopo da linguagem. Normalmente estas linguagens são versões ultra reduzidas de linguagens de alto nível do tipo Pascal ou C. No próximo capítulo veremos um exemplo de uma destas pseudo-linguagens.

A Pseudo Linguagem a--

Para escrever estes exemplos de algoritmos usaremos uma pseudo linguagem de programação, que chamaremos de a--. Nesta linguagem definimos um número mínimo de comandos, o suficiente para descrever os algoritmos exemplos. Os dados não tem tipo definido, como em C e PASCAL. A linguagem como o C, que é utilizado no resto do programa é baseada em funções. Todos os algoritmos são descritos por funções, sendo que a função básica, e que deve existir sempre, pois ela é sempre a primeira a ser executada é a função principal.

Um exemplo simples da forma geral de um algoritmo em a-- é o seguinte:

principal ()

início

imprimir "Alo mundo."

fim

O algoritmo começa com a funçào principal que é a funçào obrigatória em todos os algoritmos. Os parênteses após o nome primcipal são normalmente usados para delimitar a lista de argumentos, também chamados parâmetros que a função irá receber para executar a sua tarefa. Neste caso a função não está recebendo nenhum parâmetro. Esta algoritmo executa um único comando que imprime o texto "Alo mundo" em um dispositivo qualquer de saída de dados.

2.4 ESTRUTURAS DE UM PROGRAMA

O algoritmo como um todo é um bloco de instruções, então deve ser delimitado pelos comandos início e fim.

As constantes e variáveis devem ser declaradas no início.

Os comandos são executados sequencialmente de cima para baixo e da esquerda para a direita, assim, devem ser escritos nesta sequência.

Cada comando deve terminar com ; (ponto-e-vírgula).

Abaixo segue um modelo da estrutura básica de um algoritmo:

início

/* declaração das constantes e variáveis*/

inteiro: var1, var2;

real: var3;

caractér: nome;

/* comandos */

comando 1;

comando 2;

comando 3;

..........

..........

..........

comando n;

fim

Observe que os comandos delimitados por início e fim estão avançados de dois espaços. Isto será muito utilizado pois facilita o entendimento do algoritmo.

2.5 TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIÁVEIS

Um tipo primitivo é fornecido por uma linguagem de programação como um bloco deconstrução básico. Dependendo da implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com