TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

Trabalho Escolar: ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  2.094 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO - Alimentação saudável

PLANO DE AÇÃO\ ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA

O QUE?

• A alimentação saudável na escola

PÚBLICO ALVO:

• Alunos na fase escolar.

RESPONSÁVEL:

• Estagiários de nutrição.

OBJETIVOS:

• Trabalhar os alimentos saudáveis com os alunos;

• Explanar sobre os benefícios que da alimentação saudável;

• Estimular os alunos à novas práticas saudáveis de alimentação;

• Orientar os alunos sobre a escolha correta dos alimentos de maneira divertida;

• Apresentar os grupos dos alimentos e suas funções.

COMO?

• Através da aplicação de atividade explicativa;

• Através de brincadeiras educativas;

• Brincadeiras com colagens;

• Atividades de pinturas e desenhos;

• Através de vídeos em desenho

QUANDO?

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Brincadeira: Torta na cara

Essa brincadeira tem como objetivo explicar a partir das respostas dos alunos se eles estão certos ou errados no que diz respeito a alimentação saudável,e de maneira descontraída explicar a todos que estão presentes quais são os alimentos que devemos aprender a comer.Dois alunos um de cada equipe estará com uma colher e um ovo cozido nas mãos,e quem chegar primeiro sem derrubar o ovo, responderá a pergunta ,se ele não acertar levará torta na cara.Algumas das perguntas são:

1-Qual alimento abaixo é um alimento saudável?

A- melancia

B- batata frita

C- chiclete

2-Qual desse líquidos nos devemos consumir todos os dias,sem falta?

A-coca-cola

B-água

C-guaraná

3-qual desses itens abaixo devemos consumir com muita moderação?

A-sal

B-água

C-arroz

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Brincadeira: Explicação da pirâmide e Montagem com colagem de figuras correspondentes.

Em atividades anteriores realizadas pelos estagiários de nutrição houve a explicação da pirâmide alimentar, onde os alunos da Escola 28 de Julho, passaram a entender melhor a respeito dos porcionamentos e dos alimentos adequados para se alimentar no dia a dia, assim como a importância de todos os grupos alimentares na alimentação.

O objetivo dessa brincadeira é incentivar a memorização de maneira divertida de todos os grupos alimentares. Foi distribuído uma um alimento em gravura a cada aluno onde eles terão que colar de maneira correta todos os alimentos na pirâmide alimentar em um determinado tempo,sendo que antes da dinâmica, houve explicação da pirâmide, exibindo os lugares de cada alimento proposto na colagem posterior, sendo chamados de um a um e colando a sua gravura.

1 INTRODUÇÃO

Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico conceitual. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis regionais (como legumes, verduras e frutas), sempre levando em consideração os aspectos comportamentais e afetivos relacionados às práticas alimentares. O nosso organismo gasta energia constantemente ao manter todas as suas atividades vitais. Essa energia provém da respiração celular, processos no quais moléculas orgânicas são oxidadas, liberando energia.

Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença.

2 JUSTIFICATIVA

Muitas pessoas principalmente crianças ainda não sabem que a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos contribuem para uma melhor qualidade de vida. O objetivo desse projeto é colocar em prática os princípios de uma vida saudável, realizando uma refeição variada, equilibrada e com moderação.

3. PROBLEMA

A alimentação é uma preocupação constante na rotina dos adultos. Seja para obter um estilo de vida saudável,seja para perder peso,melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo de que maneira podemos incentivar e ensinar crianças escolares e adolescentes a comerem de forma correta a terem uma alimentação saudável?

4 OBJETIVOS

4.1 Geral:

Explicar e incentivar de maneira divertida as crianças a importância e os benefícios de uma alimentação saudável.

4.2 ESPECIFICOS:

• Trabalhar a pirâmide alimentar;

• Explicar os benefícios das frutas;

• Diferenciar a importância dos alimentos industrializados dos alimentos saudáveis

• Explicar a importância de uma alimentação saudável.

5 REFERENCIAL TEORICO

No início do século XIX, as primeiras considerações sobre a qualidade da alimentação e a racionalização no uso de alguns alimentos na Europa focaram, primeiramente, a saúde das superalimentadas elites. Mais tarde, países como a Inglaterra e os Estados Unidos começaram a intervir nos padrões nutricionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com