TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2.2 O BEM ESTAR SAUDÁVEL E A MOTIVAÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA NO SISTEMA DE ENVELHECIMENTO.

Exames: 2.2 O BEM ESTAR SAUDÁVEL E A MOTIVAÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA NO SISTEMA DE ENVELHECIMENTO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA MUNICIPAL RENASCER

BEATRIZ SANTOS DE JESUS

CAROLINE DIAS LEITE

LUARA DE JESUS PEREIRA

KAMILA LACERDA SANTOS

TALIA RIBEIRO SANTOS

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMERICA

Guaratinga-Ba

2013

BEATRIZ SANTOS DE JESUS

CAROLINE DIAS LEITE

LUARA DE JESUS PEREIRA

KAMILA LACERDA SANTOS

TALIA RIBEIRO SANTOS

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMERICA

Trabalho apresentado à disciplina de História como pré-requisito avaliativo. Solicitado pelo professo Adenilson Araújo Pedroso.

Guaratinga-Ba

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a colonização espanhola da America bem como o descobrimento e conquista da America. Sendo assim abordaremos de forma clara sucinta as quatro viagens de Cristovão Colombo ao novo mundo.

Nesse contexto é importante salienta que os antropólogos e geneticistas populacionais concordam que a grande maioria dos indígenas americanos tem origem a partir das migrações da última Era Glacial vindas da Ásia pela ponte terrestre de Bering, apesar de a possibilidade de migração em embarcações por rotas costeiras ou bancos de gelo ser vista cada vez mais como um complemento viável a este modelo.

COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMERICA

A colonização espanhola das Américas começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Américas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontrara. Ele foi feito governador dos novos territórios e fez várias outras viagens através do Oceano Atlântico. Enriqueceu com o trabalho de escravos nativos, que obrigou a minar ouro, e também tentou vender escravos na Espanha. Apesar de ser geralmente visto como um excelente navegador era fraco como administrador e foi destituído do governo em 1500.

A chegada dos espanhóis à América insere-se no contexto da expansão marítima européia. A colonização levou a Espanha a fazer incursões no novo continente, dominando e destruindo sociedades indígenas, como a dos incas e dos astecas, em busca de metais preciosos encontrados e explorados em grande quantidade pelos conquistadores, que se utilizavam para tanto da mão-de-obra servil indígena.

Para consolidarem sua dominação nos territórios americanos, os espanhóis tiveram que travar muitas batalhas contra os habitantes nativos do continente. Os principais obstáculos para a conquista espanhola foram os impérios Inca e Asteca. Apesar de já estarem em declínio quando da chegada dos espanhóis e de não formarem um império com poder centralizado, os Maias representaram uma resistência considerável em cada uma de suas cidades autônomas.

Na conquista, os espanhóis consolidavam alianças com diversos povos indígenas. Esses povos não eram homogêneos, cada um tinha seus próprios interesses, cultura, inimigos, aliados. Os espanhóis exploraram as rivalidades existentes entre os povos indígenas, facilitando assim sua vitória.

Descobrimento e conquista

Em 1492, a serviço da Coroa Espanhola, Cristóvão Colombo descobriu um continente até então desconhecido dos europeus, o qual posteriormente foi denominado de América. As terras encontradas foram disputadas entre Portugal e Espanha. Para controlar a disputa entre esses países, o papa espanhol Alexandre VI propôs a Bula Inter Coetera, dividindo o Oceano Atlântico por um meridiano. Mas, com o meridiano, Portugal só teria direito as terras africanas.

A Coroa portuguesa pressionou para mudarem o acordo e foi assinado o Tratado de Tordesilhas, dividindo o continente entre os dois países (sendo Espanha com oeste e Portugal com leste). Mas os outros países europeus não concordaram com isso.

A Conquista da América espanhola aconteceu de forma exploratória, isto é, não vinham para a América em busca de terras para povoar, eles ocupavam o espaço, apropriando-se de suas riquezas. Os espanhóis dizimaram as populações indígenas, impondo sua cultura, língua e religião.

Colônias espanholas

As áreas nas Américas sob controle Espanhol incluíam a maior parte da América do Sul, do Norte e Central.

Os primeiros anos viram uma luta entre os Conquistadores e a autoridade real. Os Conquistadores eram geralmente nobres empobrecidos que queriam adquirir terra e trabalhadores (Encomienda) que eles não poderiam ter na Europa. As rebeliões eram freqüentes (Veja Lope de Aguirre).

Caribe

A Espanha reivindicou todas as ilhas nas Caraíbas, apesar de os espanhóis não terem colonizado todas elas. Possuíam colônias nas Antilhas de Barlavento e de Sotavento, incluindo:

• Antígua e Barbuda

• Cuba

• Hispaniola, hoje dividida entre República Dominicana e Haiti

• Jamaica

• Porto Rico

América Central

• Costa Rica

• El Salvador

• Guatemala - Fundada pelos espanhóis em 1523,

• Honduras

• Nicarágua - Fundada em 1524 por Hernandez de Cordoba

Esses países tornaram-se independentes da Espanha em 1821 durante a Guerra de Independência do México.

• Panamá - Como parte da Colômbia, tornou-se independente em 1819.

América do Norte

• México

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com