TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL

Pesquisas Acadêmicas: AMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5

2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil.........................................................................................................................5

2.2 Medidas macroeconômicas e medida microeconômica.........................................6

2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil.....................................................................................................,,,,,,,,............7

2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia......................8

2.5 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS.....................................................................................................9

2.6 CAUSA MORTIS DE EMPRESAS NACIONAIS................................................10

3 CONCLUSÃO 12

4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo entender o funcionamento da economia brasileira, relatar os avanços que tivemos ao longo dos anos , e como o nosso governo e povo brasileiro se comporta diante de tantas mudanças politicas e burocráticas. Já que uma vez o nosso governo não consegue mais ofertar o que a demando de consumo precisa. Abordo também o tema por que tantas empresas abrem falência no 1º ano de atividade.

2. DESENVOLVIMENTO

O dinamismo de uma sociedade está em sua capacidade de gerar emprego e renda. O Brasil de hoje conseguiu gerar emprego e renda a partir de uma gestão inteligente da inflação, dos fundamentos fiscais, dos programas sociais e da maior oferta de crédito.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.

Ao longo de 18 anos, os últimos cinco presidentes que tivemos no Brasil editaram 917 medidas provisórias, e reeditadas 5491. A partir de 12 de setembro de 2001 as medidas provisórias não puderam ser mais reeditadas.

Mesmo com tantas leis e mudanças o Brasil conseguiu fazer a desigualdade cair, a taxa de desemprego também. Mais o modelo brasileiro demonstra alguns defeitos. Na economia brasileira, nosso consumo é maior que a oferta. O consumo pela classe C aumentou muito nos últimos anos. Os consumidores da classe de renda baixa são clientes que sempre compram a mesma marca. Uma forma de não investir a pouca renda no produto errado. Esse perfil de consumidor pensa no produto adquirido não só para uso como também uma forma de se sentir incluído na sociedade, deixando pra traz, um passado de pobreza e vislumbrando um futuro promissor.

Com a falta de oferta e o consumo crescendo cada vez mais nos leva a importar, no qual poderíamos ter essa oferta no Brasil. Então temos dois lados que trabalham em oposições diferentes. O mercado quer consumir, e pode consumir. Já o empresário que pode ofertar não quer investir. Os empresários não investem devido ao nosso governo ao invés de tratar a questão pelo lado público, não mantém um diálogo regular com os empresários, nem procura saber a opinião dos próprios sobre como podemos crescer mais e melhor. Assim faz com que os empresários acabem exportando sua mercadoria, procurando ter um valor melhor.

O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços prestados pela administração pública para seus usuários geram enormes perdas que afetam diretamente a competitividade brasileira. Ao longo dos últimos anos, foram criados instrumentos para simplificar processos, aumentar a transparência e melhorar o atendimento ao público, que representaram um importante avanço no processo de desburocratização.

2.2 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA

A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar com satisfação o nível de atividade econômica dentro da economia. A Macroeconomia fornece ao Administrador Financeiro uma visão clara das políticas do Governo. A teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

Já a Microeconomia estuda a empresa e sua produção suas teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro, estudo do preço do produto, o estudo dos mercados, em suas várias formas e estruturas, examinando as condições gerais de equilíbrio das empresas em cada uma das situações concorrenciais possíveis e na esteira dos mercados e da produção, os salários pagos no mercado de trabalho e os lucros atribuídos à capacidade empresarial são extraídas da teoria Microeconômica. As teorias da microeconomia são usadas para explicar fenômenos observados em função de um conjunto de regras. Exemplo, temos a:

• Teoria da firma;

• Teoria do consumidor.

• Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com