TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE E SER HUMANO

Relatório de pesquisa: AMBIENTE E SER HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA I – “O MEIO AMBIENTE E O SER HUMANO”

O que é meio ambiente?

Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.

Ponto de vista do grupo:

Meio ambiente é tudo aquilo que envolve o ser humano e a Terra em si. Os animais, micro-organismos, plantas, solo, atmosfera, clima e fenômenos naturais.

Meio ambiente urbano:

Quando se fala em meio ambiente se pensa logo em áreas naturais, normalmente rurais, em preservação de florestas, cerrados etc. Mas a área urbana de um município, ou seja, a área em que há significativas alterações antrópicas com construções de prédios, arruamentos, praças públicas etc., também se pode falar em meio ambiente, podendo-se chamá-lo de “meio ambiente urbano”.

Um exemplo de meio ambiente urbano é o Parque Villa Lobos, localizado a zona oeste de São Paulo. Inicialmente o espaço funcionava como deposito de resíduos majoritariamente, resíduos de construção civil (entulhos). Hoje, com o processo de revitalização, o Parque Villa-Lobos é uma das melhores opções de lazer ao ar livre da cidade de São Paulo, com uma área de 732 mil metros quadrados, com ciclovia, quadras, campos de futebol, playground, bosque com espécies de Mata Atlântica, entre outras atrações.

"Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, impondo-se ao poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (art. 255 da Constituição Federal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com