TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBITO DE APLICACAO DO PGC-NIRF

Ensaios: AMBITO DE APLICACAO DO PGC-NIRF. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  3.078 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2

1.2. OBJECTIVOS GERAIS 2

1.3. METODOLOGIA DO TRABALHO 2

2. DESENVOLVIMENTO 3

2.1. ÂMBITO DA APLICAÇÃO DO PCG-NIRF 3

2.2. OBJECTIVO DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS 3

2.3. SISTEMAS DE CONTABILIDADE E ESCRITURAÇÃO CONTABILÍSTICA 4

A) Vantagens da escrituração contábil 4

2.4. NORMALIZAÇÃO E HARMONIZAÇAO CONTABILÍSTICA 5

3. CONCLUSÃO 6

4. BIBLIOGRAFIA 7

1. INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho abordarei sobre o âmbito da aplicação do PCG-NIRF explicando também o objectivo da demostrações financeiras. De uma forma geral clara e objectiva a aplicação do PCG-NIRF quanto ao âmbito ela abrange todos as empresas de grande e média dimensão, mais que estejam dentro dos padrões exigidos. Contabilidade é a ciência que tem como objecto de estudo o património das entidades, seus fenómenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registando os fatos e actos de natureza económico-financeira que o afectam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. Sem Esquecer também de aprofundar o assunto sobre o sistema de contabilidade e escrituração contabilística, Normalização e Harmonização Contabilística.

1.2. OBJECTIVOS GERAIS

Os seguintes temas: I-Âmbito de aplicação do PGC-NIRF, o objectivo das demonstrações financeiras e II- Sistemas de contabilidade e Escrituração contabilística; Normalização e harmonização contabilística é concebido para:

Analisar o âmbito de aplicação do PCG-NIRF e o objectivo das demonstrações financeiras, explicar os sistemas de contabilidade e escrituração contabilísticas; normalização e harmonização contabilística, dar a conhecer ao leitor do trabalho as bases da Contabilidade.

1.3. METODOLOGIA DO TRABALHO

• Consultas bibliográficas;

• Pesquisas na internet.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. ÂMBITO DA APLICAÇÃO DO PCG-NIRF

O PGC-NIRF aplica-se a todas as empresas de grande e média dimensão que cumpram as definições constantes, que abordaremos já nas linhas seguintes:

Para efeitos de aplicação do PGC-NIRF para empresas de grande dimensão são:

a) As empresas públicas ou empresas de capitais maioritariamente públicos;

b) As sociedades cujos títulos estejam cotados na Bolsa de Valores de um determinado pais (ex: Moçambique), desde que estas tenham a sua sede nesse determinado pais (ex: Moçambique)

Para efeitos da aplicação do PGC-NIRF para empresas de média dimensão são:

a) As que não fazem parte das empresas públicas ou empresas de capitais maioritariamente públicos, as que os títulos não estejam cotados na Bolsa de valores.

O PGC-PE é de aplicação obrigatória para todas as empresas que se encontram abrangidas pelo âmbito de aplicação do Plano Geral de Contabilidade. Qualquer empresa que pretenda aplicar o PGC-NIRF, mesmo não se enquadrando na obrigatoriedade prevista, pode fazê-lo, durante um período mínimo de 3 anos consecutivos, bastando comunicar tal facto, por escrito, à Direcção de Área Fiscal Competente.

2.2. OBJECTIVO DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS

O objectivo das demonstrações financeiras é o de proporcionar informações sobre a posição financeira, o desempenho e as alterações na posição financeira de uma entidade e que seja útil a um conjunto alargado de utilizadores para tomarem decisões económicas.

As demonstrações financeiras preparadas com esta finalidade satisfazem as necessidades comuns da maioria dos utilizadores. As demonstrações financeiras mostram igualmente os resultados da gestão ou a responsabilidade da gestão pelos recursos que lhes foram confiados, isto é, faz que que os utilizadores possam tomar decisões económicas, como por exemplo, se devem vender ou manter os seus investimentos na entidade ou se devem reeleger ou substituir os membros do órgão de gestão.

2.3. SISTEMAS DE CONTABILIDADE E ESCRITURAÇÃO CONTABILÍSTICA

Sistema de contabilidade são ferramentas que permitem que os contadores construam sistemas que ofereçam aos responsáveis pela tomada de decisão nas empresas as informações de que necessitam para melhorar o planeamento, a tomada de decisão e o controle gerenciais. Actualmente os sistemas de contabilidade desempenham um papel vital em nossa economia e em nossa vida quotidiana.

Pelo Princípio Contábil da Entidade, a partir da aquisição da personalidade jurídica é que se pode ter início a Escrituração Contábil da sociedade, assim sendo a escrituração contabilística faz parte do programa de contabilidade; isto refere-se apenas ao registo e manutenção dos registos financeiros. Um escriturário introduz informações e mantém as contas actualizadas.

A) Vantagens da escrituração contábil

Assim, a lista mais comum de vantagens de uma entidade para manter escrituração contábil, são as seguintes:

1. Oferece maior controle financeiro e económico à entidade;

2. Comprova em juízo fatos cujas provas dependam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com