TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espalhamento Da Intenção De Ruptura No âmbito Da Categoria Profissional

Artigo: Espalhamento Da Intenção De Ruptura No âmbito Da Categoria Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2012  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  2.574 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades

Leia o texto e desenvolva as seguintes questões:

1- Quais os rumos que o Serviço Social tomou no regime militar de 1964?

R= rumo as perspectivas discutidas por José Paulo Netto (2006): A perspectiva modernizadora; a perspectiva da reatualizaçãodo conservadorismo e a perspectiva da intenção de ruptura. Resultando nas outras duas direções do processo de renovação do Serviço Social

2- Em que Seminário de teorização foi discutida a segunda direção da renovação do Serviço Social? Quais as vertentes que compõem a segunda direção do processo renovador do Serviço Social?

R= Seminário de Teresópolis (10 à 17 /01/1970) – Metodologia do Serviço Social, No entretanto é no marco dos seminários do Sumaré e Alto da Boa Vista que ressoaram as formulações da vertente renovadora da “Reatualização do Conservadorismo”. Netto destaca três vertentes profissionais: a modernização conservadora, a renovação do conservadorismo e a intenção de ruptura.

3- Qual era a preocupação que os teóricos tiveram ao formular a perspectiva da reatualização do conservadorismo?

R= Foi bastante significativa a preocupação dos teóricos da perspectiva da reatualização do conservadorismo eles buscaram suporte metodológico na fenomenologia que antes disso não era conhecida no meio profissional.

4 Destaque alguns pontos da proposta de Anna Augusta de Almeida, representante da perspectivada reatualização do conservadorismo.

R= A abordagem feita por Anna Augusta de Almeida, alega ter raízes na fenomenologia.Nestas reflexões, tal autora, ao apresentar os fundamentos da “nova proposta” metodológica para o Serviço Social, destaca a fenomenologia como subsídio para estabelecer umcontraponto às propostas de intervenção profissional que se fundamentam em princípios positivistas. Argumenta que estes princípios devem ser superados, porque subsidiam os procedimentos profissionais pautados em “critérios de elegibilidade” e “controle da ajuda” para minorias homogêneas ou indivíduos desajustados.

5. Quais os fatores citados por Netto (2006) que ligam a concepção das primeiras idéias da perspectiva da intenção de ruptura ao cenário brasileiro e internacional?

6. Como se deu a manifestação da intenção de ruptura?

Conforme nos lembra Neto (2006), os fatores aprendidos por ele no momento dessa perspectiva foram: o momento da emersão da intenção de ruptura, o momento da consolidação acadêmica da intenção de ruptura e o momento de espalhamento da intenção de ruptura no âmbito da categoria profissional.

E segundo ele, emergiu com o grupo da escola de serviço social em minas gerais sob a liderança de Leila lima dos santos diretora da escola mineira.

7. Em que consiste o "Método BH"?

O Método BH: constituiu um marco para o Serviço Social, uma alternativa global ao Serviço Social tradicional. Pois o grupo que elaborou o Método BH não se ateve em fazer apenas uma crítica ao Serviço Social tradicional,

Dentre as críticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com