TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMINA E AMIDA

Monografias: AMINA E AMIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 5

Química e meio ambiente

Hoje uma das grandes missões dos cientistas da Química é encontrar soluções para as consequências deixadas no meio ambiente pelo aumento descontrolado do consumo em todo o mundo. As atividades do homem e como elas afetam negativamente a natureza colocaram na mesa de debates dos estudiosos algumas perguntas. Entre elas: até onde o planeta suporta a produção e o descarte que se vê atualmente? Como a Química pode ajudar na solução do problema?

Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostram que já extraímos da Terra, com o consumo de alimentos, de materiais e de energia, quase 42% a mais do que o planeta suporta. Só nos últimos 30 anos, o impacto ecológico sobre o planeta excedeu em 50% sua capacidade de regeneração.

Química e ambiente: ajuda ou obstáculo?

As questões ambientais, como a mudança climática, a poluição da água e a energia renovável, fazem títulos de notícias e têm-se tornado cada vez mais importantes na vida do dia-a-dia. Muitas pessoas vêem a química e a indústria química como perniciosas para o ambiente. No entanto, novos avanços e pesquisas científicas na área da química estão a ajudar-nos a desenvolver materiais e aplicações mais amigas do ambiente, ao mesmo tempo que preserva a qualidade e o estilo de vida que ambicionamos.

Ao longo dos anos, a indústria e a opinião pública têm tomado consciência dos efeitos de algumas práticas passadas e da necessidade de proteger o ambiente. Antigamente, poucos estavam conscientes dos efeitos que potencialmente o nosso estilo de vida moderno podia ter sobre o ambiente, e apenas viam o potencial positivo para criar materiais e produtos novos e úteis.

A investigação nas ciências biológicas e na química tem revelado que os processos industriais na química e na petroquímica podem ter um papel no desenvolvimento de soluções para os problemas ambientais como a alteração climática, a gestão dos resíduos, a reciclagem, a eficiência energética – apenas para nomear alguns. Não poderíamos compreender verdadeiramente estes problemas sem os químicos. Tem havido profundas alterações, e ainda continuam a ser realizadas, no sentido de serem encontradas soluções alternativas.

A indústria também tem realizado diversas iniciativas voluntárias, como o programa ”Responsible Care” , para elevar os padrões relacionados com as questões da saúde e o ambiente e estabelecer sistemas de transporte seguro e sustentável em completa concordância com as leis. Como parte do programa “Responsible Care”, a indústria publica orientações para a distribuição e manuseamento de substâncias químicas que requerem determinadas precauções. Este esforço conjugado com a nova legislação europeia para os produtos químicos (denominada REACH) garante que a química está a desenvolver-se num caminho mais seguro e mais amigável para o ambiente.

Paralelamente, químicos e petroquímicos estão a pesquisar novos métodos que sejam, por um lado, mais sustentáveis e amigos do ambiente e, por outro, mantenham o desenvolvimento da nosso economia e indústria. Como exemplos, incluem-se:

• Biocombustíveis: combustível para transporte derivado da biomassa. Uma larga gama de produtos biomassa, como a cana de açúcar, a colza, o milho, a palha, a madeira, os resíduos animal e agrícola e o lixo podem ser transformados em combustíveis para transporte;

• Bioplásticos: produção de materiais plásticos, utilizando recursos naturais como as plantas, que são biodegradáveis;

• Isolamento: desenvolvimento de materiais isolantes para permitir casas e edifícios com maior eficiência energética;

• Compostos de plástico leve que ajudem a diminuir o consumo de combustível dos carros e aviões;

• Motores: quando são utilizados em carros e motociclos, os motores de hidrogénio produzem vapor de água em vez de gases de escape;

• Novas tecnologias de iluminação (como –Sistema orgânico emissor de luz - Organic Light

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com