TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE AMINAS VOLÁTEIS EM PESCADO

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O pescado é um produto perecível, muito susceptíveis ao processo de deterioração devido ao pH próximo à neutralidade, à elevada atividade de água nos tecidos, ao elevado teor de nutrientes facilmente utilizáveis por microrganismos, ao teor de lipídeos insaturados, à rápida ação destrutiva das enzimas naturalmente presentes nos tecidos e à alta atividade metabólica da microbiota. A deterioração é um fenômeno natural ocasionado por ação microbiana e enzimática, e favorecido pelo uso inadequado ou mesmo a falta de refrigeração, más condições de higiene e mau acondicionamento do pescado durante o seu manuseio e transporte.

O processo de degradação quase sempre altera a concentração de íons hidrogênio livres, devido à formação de compostos como amônia e aminas (SILVA; MATTE; MATTE, 2008) resultantes das invasões microbiana aos tecidos dos peixes após a captura.

Para a avaliação da qualidade do pescado utiliza-se como índice a concentração total de nitrogênio básico volátil, de trimetilamina e de demetilamina (GOMES; OLIVEIRA, 2011).

2. OBJETIVO

Determinar o teor de nitrogênio básico volátil em sardinha, a partir da destilação por arraste de vapor desses compostos em meio alcalino e titulação com solução ácida padronizada.

.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1.Materiais:

- Sardinha em conserva;

- béquer de 100 mL;

- balança analítica;

- balão de destilação de 300 mL;

- proveta de 100 mL e de 50 mL;

- bureta de 10 mL;

- erlenmeyer de 250 mL;

- cápsulas de porcelana;

- sistema de destilação;

- água destilada;

- indicador misto de Tashiro;

- óxido de magnésio (MgO);

- solução de ácido bórico (H3BO3) a 4% m/v;

- solução padronizada de ácido clorídrico (HCl) 0,1 N (0,1 mol L-1).

3.2.Métodos:

Inicialmente foi pesado 10 g de amostra da musculatura de sardinha em um béquer e transferido quantitativamente para um balão de destilação com o auxílio de 200 mL de água destilada. Foram adicionados 2 g de óxido de magnésio e algumas cápsulas de porcelanas. Logo em seguida iniciou-se a destilação por arraste de vapor por cerca de 30 minutos, recolhendo o destilado em erlenmeyer contendo 25 mL de ácido bórico a 4% adicionado de 2 ou 3 gotas de indicador misto de Tashiro.

O destilado, contendo amônia e as aminas voláteis, foi titulado com solução padronizada de HCl 0,1N até a viragem de verde para azul acinzentado.

Em seguida foram feitos os cálculos, expresso o resultado em: mg de nitrogênio básico volátil por 100 g de pescado e comparados os resultados obtidos com a legislação vigente.

3.3.Cálculo da massa de nitrogênio básico volátil

O cálculo é conduzido por:

NBV=(V x N x fc x 140)/P

Sendo NBV é o Nitrogênio Basico volátil expresso em mg de nitrogênio básico volátil em 100g de pescado; V é o volume em mL de solução de HCl 0,1N gasto na titulação; N é a concentração normal da solução de HCl; fc é o fator de correção de solução de HCl 0,1N; e P o peso da amostra em gramas. O número 140 aparece devido ao equivalente de nitrogênio ser igual a 14 e à transformação para 100g de pescado.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante a destilação já está presente no erlenmeyer (que coletou o destilado) ácido bórico, isso porque a amina é volátil, então pra que não haja perda de amostra, ela deve reagir instantaneamente com o ácido bórico.

A destilação e a titulação foram feitas em triplicata e as massas de sardinha de gastos em cada análise, e volumes de HCl 0,1N gastos na titulação dos destilados foram expressos na tabela 1.

Tabela 1: Massas de amostras de sardinha e volumes de HCl 0,1N gastos na titulação dos destilados

Análise Volume gasto na titução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com