TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos De Obtenção De Aminas

Tese: Métodos De Obtenção De Aminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  2.073 Visualizações

Página 1 de 5

AMINAS

1- Nomenclatura, classificação e exemplos

Podemos considerar as aminas como produtos resultantes da substituição de um ou mais hidrogênios do NH3 por radicais alquila ou arila. As aminas são classificadas em três tipos:

• Primária - Apenas um dos hidrogênios do NH3 é substituído por radical.

• Secundária - Dois dos hidrogênios do NH3 são substituídos por radicais.

• Terciária - Os três hidrogênios do NH3 são substituídos por radicais.

Nomenclatura oficial IUPAC: radicais + amina

Alguns exemplos importantes:

OBS: Compostos como, por exemplo, HN=CHCH2 são chamados iminas. Eles possuem um nitrogênio ligado a um carbono por dupla ligação.

2- Propriedades físicas

A metilamina (também a dimetil e trimetilamina) e a etilamina são gases; os termos seguintes até a dodecilamina são líquidos, e daí em diante são sólidos. As metilaminas e etilaminas têm cheiro forte, que lembra a amônia e as aminas alquílicas maiores têm nitidamente um "cheiro de peixe". As aminas aromáticas são geralmente muito tóxicas e facilmente absorvidas pela pele, tendo muitas vezes consequências mortais. Estas aminas são facilmente oxidadas pelo oxigênio do ar e, embora na maioria das vezes sejam incolores quando puras, frequentemente apresentam-se coradas devido aos produtos de oxidação.

A polaridade das aminas decresce no sentido primária - secundária - terciária (as aminas terciárias não formam ligações de hidrogênio). Consequentemente, os pontos de ebulição decrescem no mesmo sentido. As aminas mais baixas são perfeitamente solúveis em água, a partir das aminas com seis átomos de carbono a solubilidade decresce, e as aminas passam a ser solúveis em solventes menos polares (éter, álcool, benzeno etc.).

3- Métodos de obtenção

As aminas podem ser preparadas por vários métodos. Dentre eles destacam-se:

• Alquilação da amônia (Reação de Hoffmann) - Reagindo-se um haleto RX com NH3 obtém-se uma amina primária, que pode ser novamente alquilada, gerando uma amina secundária, e esta, por sua vez, uma terciária. Se a amina terciária for alquilada, pode-se obter um sal de amina quaternária (veja mais abaixo).

• Redução de compostos nitrogenados - Muitos compostos nitrogenados (nitrilos, isonitrilios, oximas, amidas, hidrazonas, nitro-compostos etc) podem ser reduzidos com hidreto, produzindo aminas.

4- Propriedades químicas

As aminas têm caráter básico, semelhante ao da amônia, e por isso as aminas são consideradas bases orgânicas. Esse caráter básico pode ser maior ou menor dependendo dos grupos ligados ao grupo amino. As reações características das aminas são aquelas iniciadas por um ataque nucleofílico do nitrogênio (que tem um par eletrônico disponível) a um eletrófilo (que pode ser um carbono polarizado). Uma boa reação para mostrar a semelhança do caráter básico das aminas com o da amônia é a reação de cloreto de acila com amônia (ou amina).

Comparando-se uma amina primária com a secundária de mesmo número de carbonos o caráter básico aumenta, devido ao aumento do efeito indutivo +I causado pelos grupos alquila. No entanto, a amina terciária tem menor basicidade, devido ao impedimento estérico e dificuldade de aproximação do eletrófilo ao nitrogênio.

Como acontece com o NH4OH, os hidróxidos das aminas são instáveis e só existem em solução aquosa. Já os sais das aminas são sólidos brancos cristalinos e solúveis em água, como os sais de amônio. Essa dificuldade torna-se ainda maior se o eletrófilo também for um grupo volumoso. As aminas aromáticas são bases muito fracas, devido ao efeito da ressonância, que diminui a densidade eletrônica no nitrogênio. Muitas reações das aminas aromáticas são importantes devido ao forte efeito ativador do grupo amino, que facilita a reação e orienta as substituições eletrofílicas nas posições orto-para. Veja maiores detalhes na orientação da segunda substituição no benzeno.

5- Sais e hidróxidos de amina quaternária

Os sais de aminas quaternárias são preparados a partir da reação RX + R3N NR4X. Perceba que é semelhante à reação da amônia com HX, dando NH4X. Este sal de amina quaternário, como já foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com