TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMOS BRINCAR? RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CRECHE MUNICIPAL

Trabalho acadêmico: AMOS BRINCAR? RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CRECHE MUNICIPAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

2.1 VAMOS BRINCAR? RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CRECHE MUNICIPAL 5

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8

ANEXOS 9

1 INTRODUÇÃO

As mudanças históricas e sociais influenciam diretamente a cultura lúdica e, sendo o brincar um elemento cultural, a criação de Brinquedotecas expressa uma tendência da sociedade contemporânea a esse respeito. A criação de Brinquedotecas especificamente nas Universidades, em cursos de formação de educadores, como de Pedagogia, pode possibilitar a compreensão do real significado do processo de brincar da criança, bem como a ampliação dos estudos voltados às teorias e conceitos que sustentam as discussões sobre o brincar para aprender.

A criação de Brinquedotecas, surge com o objetivo de ampliação das oportunidades de acesso das crianças a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas com objetivos diferenciados. Na Europa, seu surgimento volta-se, para além do acesso a brinquedos, ao brincar associado ao preenchimento do tempo livre da criança, enquanto que, no Brasil, surge relacionada aos aspectos educacionais.

O surgimento da Brinquedoteca amplia o nível de oportunidades para a criança brincar e a visão do resgate do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade, aprendizagem e socialização na infância, considerando que é notório, ainda na contemporaneidade, a não valorização do brincar enquanto situação de aprendizagem.

Foi fundamental, nesse processo de investigação, a convicção de que havia necessidade de um real envolvimento das acadêmicas na reflexão proposta, bem como a clareza de que o grupo de estudos parte da convicção de trocas, de interação social. Desta forma é possível perceber um processo de formação que não se baseia em “receitas metodológicas”, e sim na compreensão da realidade, promovendo a autonomia e potencializando as possibilidades dos acadêmicos criarem uma educação voltada para a cultura lúdica do brincar para aprender.

2 DESENVOLVIMENTO

No processo do entendimento do brincar para aprender, por parte das acadêmicas, a compreensão de criança como categoria social e sujeito de direitos está intimamente relacionada à sua participação direta nesse processo. O olhar do educador é decisivo na compreensão do processo do brincar e aprender da criança, na análise e na intervenção. No olhar (momento de conhecimento da criança) há necessidade de se ter claro e teoricamente formulado a concepção de criança, pois a prática pedagógica que realiza vincula-se diretamente às concepções teóricas que o educador tem. A concepção de criança está intimamente relacionada à concepção de brincar, visto que conceber a criança sem vinculação ao contexto sociocultural, implica observar o brincar também nessas condições.

Desse modo, compartilhamos a crença de que é através da formação vivenciada, dialogada, através da formação de Grupos de Estudos que teremos um processo de apropriação do conhecimento científico do brincar para aprender, no qual é possível associar uma formação que leva o acadêmico a estudar, vivenciar ações lúdicas, desmistificar mitos, aprimorar sua linguagem.

O brincar livre permite a exploração e, nessa exploração, a abordagem da criança, relacionado à ação de brincar, inclui modo e processo. O modo vincula-se sempre ao meio circundante da criança, os diferentes comportamentos de brincar, de assumir papéis, de usar a linguagem, de imitar, de enfrentar desafios, de estar motivada para participar, de interagir, é o valor e o sentido atribuído pela criança. O processo está intimamente relacionado ao modo, e refere-se as aprendizagens da criança, o que ela conhece, aprendeu, seja com relação ao uso da linguagem, das regras, das características de determinada brincadeira, do uso de determinado jogo ou objeto, que se altera, ocasionando novas aprendizagens, dependendo das abordagens da ação da criança e de suas necessidades

2.1 VAMOS BRINCAR? RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CRECHE MUNICIPAL

A importância do brincar vem sendo discutida e analisada há muitos anos; pesquisadores são unânimes ao afirmar os ganhos significativos que são obtidos pelas crianças durante a brincadeira, que pode ser observada desde cedo nos bebês, através dos jogos de exercício.

Ao perguntarmos para professores de diversas escolas: Qual a importância da atividade lúdica no ambiente escolar? Você brinca junto com os seus alunos?, Provavelmente a maioria irá responder que o lúdico favorece a inteligência, criatividade, equilíbrio emocional, sociabilidade entre outros aspectos. É provável também que ouviremos respostas positivas com relação ao brincar junto com as crianças, ou seja, as respostas estão “na ponta dá língua”, contudo no cotidiano escolar cada vez mais a brincadeira vai perdendo espaço.

Com o objetivo de garantir o direito ao lúdico nas escolas, nossa coordenadora apresentou uma proposta para a Secretaria de Cultura do Município do Contagem, oferecendo oficinas de atividades lúdicas em escolas municipais.

Em novembro de 2009, iniciamos nossas oficinas fomos muito bem recebidas pela diretora adjunta da época que nos apresentou à escola e as turmas que iriam participar das oficinas.

Nosso trabalho foi realizado com as turmas EI-10 com 22 alunos e EI-20 com 23 alunos totalizando 45 crianças, ambas as turmas da Educação Infantil, a faixa etária das crianças era entre quatro a seis anos. Foram realizados cinco encontros com as duas turmas, sempre as segundas- feiras, das14:00 às 16:00 horas com duração de 1 hora para cada turma.

Desde o primeiro encontro a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com