TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE RISCO

Casos: ANALISE DE RISCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01: (2,50 pontos)

A análise e gestão de riscos em segurança pública tem um caráter multifacetado, envolvendo várias disciplinas e implicando na mobilização de várias estruturas do Estado e da sociedade para a prevenção de eventos que possam provocar danos materiais e/ou humanos.

Leia o texto intitulado “Segurança pública e riscos: políticas públicas voltadas à distribuição de renda e educação como instrumento capaz de enfrentar apelos da violência”, no link abaixo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_86/artigos/ArllingtonCampos_rev86.htm

Com base em nossos estudos e na leitura recomendada acima, discorra entre 15 a 20 linhas a respeito do que existe no país em termos de planos e políticas públicas voltadas à prevenção de situações de riscos, em especial no tocante à violência e da criminalidade!

A criminalidade e a violência, com certeza, são problemas que encabeçam a lista de preocupações da sociedade em geral. O enfrentamento destes problemas por parte do Estado se torna cada vez mais difícil tendo em vista a complexidade do fenômeno. Portanto, pelo enredamento do assunto, o Estado ainda se mostra carente em políticas públicas e estas oscilam entre a reforma social e a dissuasão individual.

Atualmente as políticas públicas de segurança têm enfatizado o programa de polícia cidadã desenvolvido em diversos estados brasileiros, com a participação da sociedade, o que tem sido um grande passo na busca incessante de amenizar o crime, porém essa política ainda se apresenta de forma precária uma vez que pouco se discute a aplicação da polícia integrada à comunidade. Não obstante, dentro dos objetivos do Plano Nacional de Segurança Pública governo federal criou o PRONASCI, que é um programa de segurança pública em seu sentido mais amplo, constituindo a base através da qual o sujeito se mobiliza em defesa da saúde, da educação, da igualdade, da promoção da juventude para consolidação de novo modo de vida. Este tem como objetivo fazer o enlace das ações estratégicas de segurança com os programas sociais existentes, com a finalidade de atingir diretamente o núcleo familiar e a juventude, instituindo um território de cidadania e coesão social.

Questão 02: (2,50 pontos)

“Embora a prática de gestão de riscos tenha sido desenvolvida ao longo do tempo e em muitos setores a fim de atender às necessidades diversas, a adoção de processos consistentes em uma estrutura abrangente pode ajudar a assegurar que o risco seja gerenciado de forma eficaz, eficiente e coerentemente ao longo de uma organização.

A abordagem genérica descrita nesta Norma fornece os princípios e diretrizes para gerenciar qualquer forma de risco de uma maneira sistemática, transparente e confiável, dentro de qualquer escopo e contexto.” (ABNT, ISO 31000, 2009)

Dentre os princípios e diretrizes previstos na ISO 31000, descreva quais os benefícios e resultados que a gestão dos riscos pode proporcionar para a segurança pública?

A gestão de riscos proporciona o aumentar a probabilidade de atingir os objetivos propostos pela organização policial, minimizando danos e perdas materiais e humanas; a gestão proativa e alinhadas as novas demandas sociais; a permanente alerta na identificação de situações de riscos no âmbito da corporação; o aperfeiçoamento no potencial de detecção e identificação de oportunidades e ameaças para a segurança pública; o respeito à legislação, proteção dos ditames legais inerentes ao Estado Democrático de Direito; a otimização de recursos; a aproximação comunitária e estabelecimento de relação de confiança mútua; a produção de conhecimento sob bases confiáveis que subsidiem a tomada de decisão e o planejamento; a melhora dos mecanismos de controle internos e de produtividade; a alocação e utilização eficaz de recursos, visando à prevenção e à gestão de riscos; a melhora do desempenho em saúde e segurança, bem como a proteção do meio ambiente; o aperfeiçoamento da cultura organizacional e amplia o capital intelectual da organização.

Questão 03: (2,50 pontos)

Além de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com