TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO USO DO ESTOQUE SOB DEMANDA

Exames: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO USO DO ESTOQUE SOB DEMANDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  9.317 Palavras (38 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 38

RESUMO

O desempenho das atividades produtivas de uma empresa decorre da administração da produção. Desse modo, a produção precisa ter acesso às vendas para poder produzir, bem como, conhecer realmente o seu processo de produção. O objetivo geral desse trabalho é analisar a viabilidade do uso do estoque sob demanda na empresa, para assim melhorar a qualidade dos produtos e eliminar desperdícios. Para sua realização, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar o benefício para a empresa do uso do estoque sob demanda (just in time) pela empresa; identificar quais os problemas que a empresa pode ter com esse tipo de estoque; verificar a viabilidade do uso do estoque sob demanda para a empresa. A metodologia do trabalho foi caracterizada por abordar um estudo de caso que pretende avaliar a implementação do uso do estoque sob demanda (just in time) dentro da empresa. Os dados foram coletados através de documentos da empresa sendo apresentado através de quadros e texto. Buscou-se analisar o processo de produção do arroz, para propor à empresa a utilização do estoque sob demanda.

Palavras-chave: Planejamento estratégico; Estoques, Estoque sob Demanda.

ABSTRACT

The performance of the activities of a firm derives from the administration of production. Thus, the production must have access to sales order to produce, as well as meet its production process. The goal of this paper is to analyze the feasibility of using on-demand stock in the company, thereby improving product quality and eliminate waste. For their achievement, were traced the following specific objectives: to evaluate the benefit to the company's use of inventory on demand (just in time) by the company, identify the problems the company may face this kind of inventory and verify the feasibility of use of inventory demand for the company. The methodology of approach was characterized by a case study that evaluates the implementation of the use of inventory on demand (just in time) within the company. Data were collected through company documents being presented through pictures and text. We attempted to map the process of rice production for the company to propose the use of stock demand.

Key words: Strategic Planning, Supplies, Inventory Demand.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 13

1 PROBLEMA (QUESTÃO DA PESQUISA) 14

2 OBJETIVOS 15

2.1 OBJETIVO GERAL 15

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 15

3 JUSTIVICATIVA 16

4 REVISÃO DE LITERATURA 17

4.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 17

4.2 CONCEITO E FUNÇÃO DOS ADMINISTRADORES 18

4.4 PLANEJAMENTO ESTRATEGICO 20

4.5 CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO 20

4.6 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 22

4.7 ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES 23

4.8 ESTOQUES 26

4.9 TIPOS DE ESTOQUES 27

4.9.1 Estoque Mínimo 27

4.9.2 Estoque de Segurança ou Mínimo 27

4.9.3 Estoque Máximo 28

4.9.4 Estoque de Antecipação 28

4.9.5 Estoque de Ciclo 29

4.10 CUSTOS DOS ESTOQUES 29

4.10.1 Custos de pedidos 29

4.10.2 Custo de manutenção de estoque 30

4.10.3 Custo por falta de estoque. 30

4.11 O QUE É O JUST IN TIME 31

4.12 JUST IN TIME 32

4.13 JUST IN TIME NA PRODUÇÃO 33

5 METODOLOGIA 34

5.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA 34

5.2 ENTENDENDO A PRODUÇÃO SOB DEMANDA 34

5.2.1 Vantagens da Produção sob Demanda 35

5.2.2 Desvantagens da Produção sob Demanda 37

5.2.3 Análise da produção da empresa e a viabilidade de implantação do estoque sob demanda 38

5.2.4 Comparativo entre o que foi produzido e a capacidade de produção da indústria (engenho de beneficiamento) no ano de 2010. 40

5.2.5 Tabela comparativa entre o que foi empacotado e a capacidade de empacotamento da indústria. 42

CONCLUSÃO 44

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 46

INTRODUÇÃO

A Produção e Operações diz respeito aquelas atividades orientadas para a produção de um bem físico ou a prestação de um serviço. Neste sentido, a palavra produção liga-se mais de perto as atividades industriais, enquanto que a palavra operações refere-se ás atividades desenvolvidas em empresas de serviços. Nas indústrias, as tarefas que são o objeto da Administração da Produção encontram-se concentradas prioritariamente na fábrica ou planta industrial. Nas empresas de serviços, as atividades ligadas a operações são espalhadas, sendo que por vezes é difícil reconhecê-las.

O planejamento, organização, direção e acompanhamento da produção são importantes não só para a organização, mas também, para o indivíduo e para a sociedade como um todo, uma vez que a eficácia deste sistema depende do projeto dos subsistemas componentes e das tarefas desempenhadas pelo trabalhador alocado ao sistema.

Uma empresa que pretenda alcançar e manter liderança em custo, dentro do contexto atual de globalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com