TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Demanda E Política De Estoques

Dissertações: Planejamento De Demanda E Política De Estoques. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal Fluminense

Logística I

2014.2

Trabalho de Logística

Profº: Marco Caldas

Alunos:

André Garcia

Leonardo Vinagre

Paula Navarro

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo aplicar as demandas reais de determinado produto de uma empresa em 3 modelos de previsão de demanda para averiguar qual modelo é o que melhor se adapta a empresa em questão. Os modelos a serem analisados serão o de Alisamento simples, Holt e Winter, cada modelo ao fim de sua aplicação terá um erro padrão calculado. O menor erro padrão corresponde ao melhor modelo dado que assim menos produtos que supostamente não serão vendidos deixarão de ser fabricados o que economiza futuros custos de produção e de estoque.

A seguir pode ser vista a demanda fornecida para os 5 anos (60 meses) analisados.

Tabela de Demandas

Modelo Alisamento Simples

O modelo de alisamento simples é o mais simples dos modelos estudados nesse trabalho dado que ele não leva em consideração a tendência e nem a sazonalidade da demanda.

Para a aplicação do modelo de Alisamento Simples foram utilizadas as fórmulas contidas no Livro Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial de Ronald H. Ballou, os dados de Demanda real passados mês a mês no período de 5 anos (iguais para todos os modelos), a demanda Do que foi calculada como a média das demandas dos 61 meses (adicionando o primeiro mês do sexto ano) analisados (Do = 8216) e por últimos os valores de tendência e sazonalidade foram considerados zero por não existirem nesse modelo.

A tabela a seguir mostra os valores encontrados para o modelo de alisamento, ao final da tabela pode ser encontrado (na cor vermelha) o erro padrão referente ao modelo que é de 5.495.

Tabela de Cálculo de Alisamento Simples

Modelo Holt

Para a aplicação do modelo de Holt foram utilizadas as fórmulas contidas no Livro Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial de Ronald H. Ballou, os dados de Demanda real passados mês a mês no período de 5 anos (iguais para todos os modelos) e ainda a tendência e a estacionaridade para o primeiro mês do primeiro ano (T=112 e S=4800) fornecidos pelo professor em sala.

No modelo de Holt, diferente do modelo de alisamento há a variável de tendência que influencia diretamente na previsão de demanda e significa que há uma taxa de crescimento ou declínio da demanda no decorrer do tempo. No entanto, Holt, assim como no alisamento não possui sazonalidade, ou seja, não leva em consideração que pode haver em alguns meses, resultados que se diferenciam dos outros meses para mais ou para menos devido a algum motivo externo como clima, data de recebimento de salario e etc.

A tabela a seguir mostra os números de estacionaridade, tendência, fator sazonal, previsão e erro padrão encontrados para o modelo de Holt. Vale ressaltar o ultimo valor da tabela (na cor vermelha) que demonstra que o erro padrão desse modelo ficou em 5.547, sendo assim maior que o de Alisamento simples (ou exponencial simples). Logo, até o momento (sem o modelo de Winter) o modelo de Alisamento é o que possui o menor erro e assim seria a melhor opção de modelo de previsão.

Tabela de Cáculos de Holt

Modelo Winter

O modelo de Winter se diferencia do de Holt por ter a sazonalidade inclusa nos cálculos e se diferencia do de Alisamento por ter a sazonalidade e a tendência. Podemos observar pelos valores de demanda real que os meses de setembro, outubro e novembro possuem sempre valores mais elevados que os outros meses nos 5 anos analisados, o que indica a possibilidade de sazonalidade demonstrando que há probabilidade de esse modelo ser o que melhor se adapta às demandas da empresa estudada.

Assim como nos modelos anteriores para a aplicação do modelo de Winter foram utilizadas as fórmulas contidas no Livro Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial de Ronald H. Ballou, os dados de Demanda real passados mês a mês no período de 5 anos (iguais para todos os modelos) e ainda a tendência, estacionaridade, sazonalidade e previsão dos 12 meses referentes ao primeiro ano. Com base nesses dados as formulas de Winter foram aplicadas e todos os valores foram descobertos para todos outros 4 anos, além de também ter sido calculado o erro padrão deste modelo.

A tabela abaixo mostra os valores utilizados/encontrados na aplicação do modelo de winter. O valor ao fim da tabela na cor vermelha representa o erro padrão do modelo que é de 1.814.

Tabela de cálculos de Winter

Conclusão

Através dos valores de erro padrão encontrados para cada um dos modelos aplicados o que melhor se adapta ao produto da empresa estudada é o modelo de Winter por ter um erro padrão de 1814 o que representa que é 3,02 vezes menor que o erro padrão de Alisamento e 3,05 vezes menor que o erro padrão de Holt.. Assim, se tivéssemos que colocar os modelos em ordem de prioridade para a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com