TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS DADOS, DISCUSSÃO E PROPOSTA

Tese: ANÁLISE DOS DADOS, DISCUSSÃO E PROPOSTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  9.061 Palavras (37 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 37

Sumário

INTRODUÇÃO 2

CAPITULO 1 – REVISÃO DA LITERATURA 3

1.1 – Fundamentação Teórica 3

1.1.1 – História da Logística 6

1.1.2 – Logística 7

1.1.3 – Atividades Logísticas 8

1.1.4 – Planejamento de Custos 9

1.2 – Logística de Distribuição 11

1.2.1 – Roteirização 13

1.2.2 – Aprovisionamento Físico 14

1.3 – Logística Reversa 15

1.3.1 – Logística reversa de pós consumo 22

1.3.2 – Aspectos ambientais 24

CAPÍTULO 2 – ANÁLISE DOS DADOS, DISCUSSÃO E PROPOSTA 25

2.1 – A empresa 25

2.1.1 – Estrutura da empresa 26

2.2 – Descrição da distribuição interna. 26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema “a logística de distribuição como auxílio para redução de custos em uma empresa prestadora de serviços”.

O objetivo principal do estudo é analisar os processos de distribuição de materiais e produtos entre as unidades da empresa e desenvolver uma rota sequencial de entregas que atenda suas necessidades. Ao lado deste estudo, visa-se a elaboração de um planejamento de entregas, com vistas a gerar economia.

O trabalho apresenta os seguintes objetivos específicos:

Realizar um estudo teórico sobre a cadeia de suprimentos com foco em logística de distribuição interna;

Aplicar um estudo de caso na empresa onde serão acompanhados todos os processos de distribuição de mercadorias a partir da entrada na central de receptação e distribuição da empresa até a entrega final em cada unidade receptora;

Levantar possíveis problemas e, ao final, com base na teoria pesquisada, oferecer sugestões de melhorias aplicáveis à empresa estudada com o objetivo de reduzir custos.

A metodologia do trabalho compreende uma revisão da literatura acerca dos tópicos relacionados ao tema a partir de livros e artigos científicos, completados por um estudo de caso na empresa. O estudo será realizado na empresa Via Saúde Clinica de Reabilitação Química Ltda., que atua no ramo da saúde como prestadora de serviços para o tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substancias psicoativas, empresa de pequeno porte, sediada na cidade de Descalvado, Estado de São Paulo.

Sabe-se que, atualmente, as entregas entre as sete unidades são feitas de forma aleatória, sem planejamento. A empresa conta com sete unidades, além da central administrativa. Apresenta grande reconhecimento na sua área de atuação, oferecendo tratamento para dependência química e comorbidades de homens, mulheres, adolescentes e crianças.

Na atualidade, as empresas precisam buscar vantagens competitivas e diferenciais para se sobressaírem no mercado, contudo sem se esquecerem dos custos envolvidos. Os processos logísticos sempre representam para as empresas um gasto de tempo, porém as ações logísticas e as técnicas de trabalho geram economia de tempo e consequente redução de custos.

A logística não se limitada apenas a transportes de mercadoria, envolve todo o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, seja de matérias-primas, materiais em elaboração, produtos acabados ou serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

Empresas com diversas filiais e grande movimentação de materiais entre elas necessitam elaborar um estudo de roteirização e planejamento de distribuição de mercadorias, com o objetivo de decidir a quantidade de materiais que serão armazenadas, quando e como movimentá-las e onde deverão disponibilizá-las. Tal análise tem como fim de diminuir as distâncias percorridas em quilômetros, agilizar esses processos economizando tempo de deslocamento e reduzindo custos.

Neste contexto, a área de logística exerce um importante papel para as empresas que buscam um melhor desempenho operacional.

CAPITULO 1 – REVISÃO DA LITERATURA

1.1 – Fundamentação Teórica

De acordo com SLACK (2002, p.58) a “administração da produção é o termo usado pelas atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção que administram a produção e a entrega de produtos e serviços”.

Figura 1 – Modelo geral da administração de produção

Fonte: Slack (2002, p.58)

A figura acima pode ser entendida da seguinte maneira:

Conforme SLACK (2002) todo o processo de transformação gera bens ou serviços. Por intermédio da entrada de inputs ocorre o processo de transformação, resultando em outputs. Em suma pode-se analisar as atividades de produção com uma modelo básico de input-transformação e output.

Segundo DAVIS (2001, p.24) o processo de transformação é a “gestão do processo de conversão que transforma insumos, tais como matéria-prima e mão-de-obra, em resultados na forma de produtos acabados e serviços”.

Observa-se que ambos os autores tem a mesma concepção, referente ao processo de transformação, conforme figura 1. Apresentam-se, claramente, os input como matérias-primas e mão-de-obra, que em um ambiente de transformação gerarão output na forma de produtos ou serviços aos consumidores finais.

A figura 1 apresenta a primeira forma básica de administração da produção. Porém, sua forma impossibilita a análise de outros fatores importantes no processo produtivo, já que simplifica todos os processos que envolvem a etapa de transformação de bens ou serviços, não especificando todos os processos necessários a essa execução.

Pode-se considerar que administração da produção reúne todos os elementos para a criação de bens ou serviços, mas não somente a produção especificadamente, bem como todos os seus envolvidos, desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com