TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTRATÉGICA: INVESTIGAÇÃO NO RESTAURANTE SMAK

Projeto de pesquisa: ANÁLISE ESTRATÉGICA: INVESTIGAÇÃO NO RESTAURANTE SMAK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TUTOR (A): KAREN

GRADUADO: ELIONAI QUIRJNO DE SOUSA

ANA CLEIDE SOARES DA SILVA

CLEDIANE SSNTOS

ELIZANGELA

RA:

ANÁLISE ESTRATÉGICA: UM ESTUDO NO RESTAURANTE “SMAK”

Teresina – PI

Abril/ 2014

RESUMO

Este estudo apresenta uma aplicação prática da Matriz SWOT a cerca do setor (ambiente externo) e as especificações da própria empresa (ambiente interno), fatores essenciais para o crescimento do negócio de pequenos restaurantes e lanchonetes, diante de um mercado cada vez mais competitivo. Trata-se de um estudo de caso no restaurante “Smak”, envolvendo os fatores favoráveis e desfavoráveis ao seu bom desempenho e satisfação da clientela. Diante de tais informações percebe-se que a relação entre o ambiente interno e externo existe uma diferença de conhecimento, tanto entre concorrentes quanto na relação entre gestor e o cliente. São sugeridas propostas baseadas nos elementos da Matriz SWOT, e por meio destes então foi executada a análise de ambientes, considerando impactos e inter-relações entre quadrantes que compõem a matriz.

Palavras - chave: Estratégia. Análise de Ambiente. Matriz SWOT.

SUMÁRIO

1

Introdução……………………………………………………………….......... 04

2 Metodologia…………………………………………………………………... 06

2.1 Pontos fortes...................................................................................................... 07

2.2 Pontos Fracos..................................................................................................... 07

2.3 Oportunidades.................................................................................................... 08

2.4 Ameaças............................................................................................................. 08

3 …… Diagnóstico restaurante smak………………………………………................ 09

4

5 Conclusão..........................................................................................................

Referências Bibliográficas................................................................................. 09

11

1 INTRODUÇÃO

Atualmente o ambiente competitivo que as empresas enfrentam, tem feito seus gestores realizarem um grande esforço para planejar o caminho rumo a liderança no mercado, ou seja, buscam criar rumos estratégicos com o objetivo de guiar suas decisões e ações em todos os níveis da organização.As atividades de comércio e serviços representam 50% dos custos de produção e cerca de 50% da geração de empregos no mundo, sendo que a importância dessas atividades para as economias em desenvolvimento vem se intensificando (NETO, 2011;SEBRAE, 2008).

O surgimento de micro e pequenas empresas apresentam concorrência cada vez mais acirrada e isso não é diferente no ramo de restaurantes, esse fato é acentuado pelo número crescente de restaurantes que são abertos diariamente (SEBRAE, 2004).

A diminuição dos custos de produção, com manutenção da qualidade dos produtos e do atendimento, espaço físico que proporcione conforto e bem estar aos clientes, já não são fatores suficientes para garantir o sucesso do empreendimento. Com base nisso, ressalta-se a importância da elaboração de um planejamento estratégico organizacional que considere as mudanças e a dinâmica do ambiente, sendo essencial para a construção da base do negócio, nos quais os gestores são os principais responsáveis para estabelecer as estratégias que darão origem a novas conquistas no mercado (OESTREICHER et al.,2010)

O Restaurante “Smak” localizado no Município Vale da Felicidade, é de responsabilidade de descendentes poloneses, que sustentam sua tradição no município tendo como prato principal bem típico polonês, o “pierogi”. O município é bem visitado, por se tratar de um ponto turístico, por possuir belas cachoeiras, trilhas por vales, além de uma diversificada fauna e flora.

Atualmente o restaurante, passa por uma crise financeira devido ao crescente aumento de concorrentes na região, e com intuito de conquistar novamente sua clientela no município e nas proximidades em que atua, a empresária Irena Partala, pretende mesmo com poucos investimentos, recuperar seu espaço como referencial no ramo alimentício.

Este trabalho tem como objetivo analisar os pontos positivos e negativos do Restaurante Smak a partir de então montar uma estratégia organizada que vise o crescimento do negócio em questão, valorizando seus pontos fortes, descartando aquilo que não se adequa mais à proposta e sugerindo novos meios para o crescimento da empresa. Tudo isso utilizando as diretrizes da Matriz Swot, que segundo Dornelas (2001) é uma ferramenta extremamente útil e deve ser utilizada continuamente com o objetivo de clarear o caminho a ser trilhado, e o que deve ser feito resume-se em eliminar os pontos fracos em áreas onde existem riscos e fortalecer os pontos fortes em áreas onde se identificam oportunidades.

Deverá ser feito um plano de negócios que segundo Dornelas (2001), possibilita a identificação dos riscos e propõe planos para minimizá-los e até evita-los, identificando seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio em que você atua, conhecendo seu mercado de trabalho e definindo estratégias de marketing para seus produtos e serviços, analisando o desempenho financeiro de seu negócio, avaliando investimentos e retorno sobre o capital investido, tendo assim um poderoso guia para todas as ações de sua empresa.

2 METODOLOGIA

Em razão da necessidade da caracterização da situação do restaurante “Smak” em seu ramo de atuação, assim como, do conhecimento de sua posição, pontos fracos e fortes a serem visualizadas, ameaças e oportunidades que devem ser levantadas, é que surgem ferramentas gerenciais de análise capazes de caracterizar a estrutura competitiva de uma organização, dentre elas, pode-se citar a Matriz SWOT. Esta matriz consiste em procedimentos que visam contribuir para benefício de empresas, pois consiste em avaliar estrategicamente suas vantagens e desvantagens, posicionando os seus administradores através da visualização de seus pontos fracos e pontos fortes. Esta estratégia resume-se em eliminar os pontos fracos identificados onde existem riscos e assim, fortalecer os pontos fortes em áreas onde se identificam oportunidades favoráveis. A análise é realizada em dois níveis, no ambiente externo e interno.

A análise estratégica de SWOT irá possibilitar ao empreendedor do restaurante SMAK LTDA visualizar a empresa em relação às oportunidades e ameaças existentes no mercado, assim como identificar suas forças e fraquezas.

2.1 Pontos Fortes

Alguns pontos fortes são visualizados no ambiente em estudo como os alimentos saudáveis e típicos poloneses oferecidos pelo restaurante, pois estes proporcionam aos clientes menores valores calóricos, sendo este, um diferencial ao nosso empreendimento, visto que já é crescente a mudança de hábitos na sociedade e assim a maior procura por este tipo de alimentos, frescos e de menor risco à saúde. Com essa facilidade de acesso a esses produtos é possível ampliar o cardápio o que atrairá maior clientela.

A excelente localização em área de turismo, próxima aos melhores hotéis da cidade e o ambiente de arquitetura típica polonesa são fatores categóricos para o sucesso do restaurante “Smak”. Por possuir uma estrutura que fortalece os costumes da região, espera-se, um aumento na movimentação, tanto em busca da culinária típica, como pelo ambiente característico da Polônia.

2.2 Pontos Fracos

Os recursos financeiros limitados configuram-se como o principal ponto fraco do empreendimento, pois o mesmo precisa passar por uma série de mudanças que envolvem a imagem do restaurante, como um trabalho de divulgação abrangendo panfletagens, mudança no cardápio e um possível evento para degustação dessas novas iguarias, a fim de trazer de volta sua antiga clientela e atrair novos clientes. Tudo isso sem perder a essência da Polônia. Para isto faz-se necessário a investidura de capital através de um empréstimo, para que seja possível a prática de tais mudanças.

O espaço físico restrito é outro ponto fraco relevante do restaurante, em vista que sua pequena área construída limita algumas melhorias que poderiam ser feitas em sua infraestrutura e ampliação do empreendimento para que suporte um maior numero de clientes, sem mudar o conceito de arquitetura polonesa.

A falta de qualificação dos funcionários também é um ponto importante a ser discutido, pois o pequeno estabelecimento conta com poucos colaboradores, enquanto que os mesmos não possuem cursos profissionalizantes em sua área de atuação. Sugere-se a contratação de novos colaboradores nessa nova fase do restaurante assim como a capacitação daqueles que já fazem parte da empresa.

2.3 Oportunidades

A grande diferença do restaurante “Smak” é que este consiste no único da região, a oferecer apenas comidas típicas polonesas e conta como prato principal e de grande aceitação, o “pierogi”.No entanto a proprietária do restaurante deve investir em novos pratos que acrescentem e convidem a clientela a seu estabelecimento.

A crescente movimentação de turistas na região devido aos passeios de maria fumaça e os belíssimos pontos turísticos aumentam a possibilidades de crescimento das vendas colaborando para o desenvolvimento do negócio.

.

2.4 Ameaças

Alguns fatores são vistos como ameaças para a empresa em questão, como o crescimento significativo de restaurantes na região que oferecem cardápio diversificado e diferentes formas de dispor esses alimentos, como a exemplo aqueles que oferecem comida no quilo.

O mau gerenciamento do restaurante, pois a própria gestora julga-se desorganizada quanto ao pagamento de contas, compras e outros deveres referentes ao planejamento e cumprimento dessas convenções, o que pode diminuir sua credibilidade junto à praça. Além da falta de confiança da proprietária nos colaboradores, pois ela conta com uma boa equipe, mas não dá espaço para que estes possam opinar ou fazer mudanças.

O cardápio restrito e escrito à mão não atraem mais os visitantes, faz-se necessário renova-lo e sugere-se que esse novo cardápio seja escrito em mais de um idioma além do polonês, visto que a cidade seduz turistas de muitos lugares diferentes.

3 DIAGNÓSTICO DO RESTAURANTE SMAK

Neste diagnóstico iremos identificar problemas e uma proposta de solução a cada um deles

DIAGNÓSTICO

Problemas identificados Propostas de solução

Ausência de motivação dos colaboradores.

Treinamentos que permitam desenvolver nos colaboradores motivação para o trabalho.

Atendimento lento.

Capacitações profissionais sobre atendimento ao cliente.

Ausência de planejamento no negócio. Realização de planejamento a curto, médio e longo prazo.

Moveis rústicos.

Moveis com novo design em madeira, que aumentem o espaço físico.

Cardápio escrito a mão. Cardápio digitalizado com fotos dos pratos servidos.

Atividades fora do estabelecimento (compras, cotações e pagamentos). Contratação de um profissional (motoboy).

Falta de divulgação do restaurante smak.

Panfletagem do restaurante na estação de trem. (marketing)

Falta de pessoal qualificado.

Investir em treinamento dos funcionários, melhorando a qualidade do atendimento.

4 CONCLUSÃO

A análise SWOT para a empresa em estudo contribuiu para a elaboração de uma boa estratégia competitiva do empreendedor para que assim possa recuperar a sua posição no mercado de atuação e frente a concorrentes locais. Os pontos fortes e fracos, assim como suas oportunidades e ameaças foram essenciais para que soluções fossem apontadas. Na empresa avaliada foram identificados os principais pontos de interesse para que se pudesse fazer um planejamento estratégico, entre eles destacou-se, aprimoramento profissionalizante de funcionários, aumento da qualidade e variedade de produtos, e investimento em capital de giro. Destacando assim os problemas encontrados e por fim resolvidas.

O restaurante SMAK deverá passar por uma reforma organizacional visando o treinamento de funcionários para um melhor rendimento, modificando seu sistema de apresentação de seus pratos, contratação de profissionais para serviços burocráticos, reforma no espaço físico com a substituição de moveis e aumentar sua participação em propaganda (marketing) divulgando sua culinária polonesa muito rica em sabor gastronômico.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

NETO, E. R. ANÁLISE SWOT– Planejamento Estratégico para Análise de

Implantação e Formação de Equipe de Manutenção em uma

Empresa de Segmento Industrial. 2011. 33p. Trabalho de conclusão de curso- Faculdade Pitágoras, São João Del Rei, 2011

SEBRAE. Taxa de mortalidade de empresas. 2004. Disponível em:

<http://www.sebrae.com.br/br/mortalidade%5Fempresas/pr_txmortalidadeempresas.asp>. Acesso em 14 de out. de 2010.

OESTREICHER, E. B. et al. Análise estratégica: um estudo na lanchonete e pizzaria “bom te ver”. In: VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Anais... RO – 2010.

...

Baixar como  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »