TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APEC ELECTRONICS

Trabalho acadêmico: APEC ELECTRONICS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA

UNIDADE BELO HORIZONTE II

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

ATPS ELETRÔNICA

Belo Horizonte

2014

Introdução

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é uma ferramenta em que nos auxilia no procedimento metodológico facilitando a aprendizagem, tendo algumas etapas para o seu desenvolvimento através de passos programados e supervisionados. Assim aumentado o interesse do aluno

Neste trabalho será explicado de forma básica com um material teórico pesquisado em livros e na internet. Despertando o interesse do aluno através das aulas praticas.

( Passo I )

DIODOS RETIFICADORES

O diodo é o dispositivo eletrônico semicondutor mais simples e com grande e variada aplicação na área de eletrônica. A palavra Diodo significa "dois eletrodos" existentes neste simples dispositivo.

Atualmente existem uma variedade enorme de diodos, temos alguns exemplos: Diodo emissor de luz, Diodo de Zenner, Diodos de Germano, e outros:

A estrutura e a construção do diodo consiste na formação básica de uma junção metalúrgica P-N. A partir da operação a região de depleção tem uma aumento ou uma diminuição dependendo da polarização do dispositivo, em outras palavras “ ocorre a variação da altura da barreira de potencial”, neste caso com um funcionamento bem semelhante ao de uma chave, e por este motivo sendo bastante utilizado em circuitos

CAPACITORES ELETROLÍTICOS

O capacitor eletrolítico utiliza espécies de folhas de alumínio como uma proteção e como dielétrico utilizando uma camada bem fina de óxido que vai formando através de um processo eletrolítico sobre as folhas. Uma vez que essa camada é finíssima, obentendo assim grandes capacitâncias em pequenos espaços.Os capacitores são caracterizados pela capacidade de capacitância elevada sendo encontrados em valores tipicamente de 0,5 a 100 000 uF ou mais.

Estes capacitores são polarizados e neste caso sempre uma armadura deve ficar sempre positiva em relação a outra. Esta marcação de polaridade é realizada no próprio invólucro dos capacitores, eles são indicados para circuitos de corrente contínua e de baixas freqüências. Conforme figura abaixo..

RETIFICADOR DE MEIA ONDA

Este retificador tem baixa eficiência pois a freqüência de ondulação são as mesmas para as saídas e entrada.

Ao dimensionar o diodo devemos ter cuidado Deve-se tomar cuidado para dimensionar um diodo de capacidade adequanda pois quando uma corrente acima do seu nivel de capacidade o percorre o diodo se torna um condutor comum, perdendo suas propriedades semicondutoras.s como podemos ver no Circuito abaixo:

No ponto A positivo em relação ao ponto B, o diodo está diretamente sendo polarizado e conduz , a corrente segue de A até B passa pelo diodo e RL. Para o ponto A negativo em relação ao ponto B o diodo está polarizado inversamente onde não conduz.

RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA

Este circuito é também denominado de retificador de onda completa convencional. Há uma defasagem de 180º entre as tensões de saída do transformador

Quando A for positivo, B será negativo, a corrente sai de A passa por D1 e RL e

chega ao ponto C.

Quando A for negativo, B será positivo, a corrente sai de B passa por D2 e RL e

chega ao ponto C.

Para qualquer polaridade de A ou de B a corrente IL circula num único sentido em

RL e por isto, a corrente em RL é contínua.

Somente os semiciclos positivos de A e de B passam para a saída.

A freqüência de ondulação na saída é o dobro da freqüência de entrada.

DIODO TIPO P/N

a) b) Catodo (lado N) | Anodo (lado P) |

| A figura "a" representa um símbolo básico de um diodo. Este símbolo representa um catodo e um anodo. Através dele pode-se localizar facilmente o catodo e o anodo do dispositivo considerando a semelhança com a letra K. Como ilustra a figura "b". |

Quando associamos resistências em paralelo, obteremos um resistor de menor valor que pode ser calculado com a seguinte fórmula:

Rt = 1/(1/r1 + 1/r2 + 1/Rn)

Circuitos com Diodos

O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado). A diferença mais substancial é que, quando diretamente polarizado, há uma queda de tensão no diodo muito maior do que aquela que geralmente seobserva em chaves mecânicas (no caso do diodo de silício, 0,7 V). Assim, uma fonte de tensão de 10 V, polarizando diretamente um diodo em série com uma resistência, faz com que haja uma queda de tensão de 9,3 V na resistência, pois 0,7 V ficam no diodo. Na polarização inversa, acontece o seguinte: o diodo faz papel de uma chave aberta, já que não circula corrente, não haverá tensão no resistor, a tensão fica toda retida no diodo, ou seja, nos terminais do diodo há uma tensão de 10 V.

A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante. Como no semiciclo negativo de uma corrente alternada o diodo faz a função de uma chave aberta, não passa corrente elétrica no circuito (considerando o “sentido convencional de corrente”, do “positivo” para o “negativo”). A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contínua, é controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido.

| | | | | | |

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com