TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA

Trabalho Escolar: APOSTILA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2013  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 15

Com 200 amperes de corrente fluindo através do resistor de equalização nº 2 (pela lei de 0hm, E = I x R), haverá uma queda de 0,5 volt através do resistor nº 2.Visto que há somente 100 amperes fluindo através do resistor de equalização nº 1, haverá uma queda de ¼ volt (0,25 volt) neste resistor, e uma diferença de 0,25 volt existirá entre os dois resistores. Sabendo-se que a corrente flui de uma pressão (potencial) mais alta para uma pressão mais baixa e do negativo para o positivo, ela estará no sentido indicado pelas setas.

Quando a carga for igual, não haverá diferença entre a voltagem nos dois resistores. A corrente pode ser seguida pelo circuito de equalização e pelas bobinas do regulador de voltagem para mostrar os efeitos nos electroímans.Com a corrente no sentido mostrado, a bobina de equalização e a bobina de voltagem do regulador nº 1 criam campos magnéticos que se opõem entre si, enfraquecendo o electroíman do regulador de voltagem nº 1.Isto permite a compressão dos discos de carvão pela mola, diminuindo suas resistências, e permitindo ainda um fluxo de corrente maior no circuito de campo do gerador nº 1.Consequentemente, a voltagem de saída do gerador aumenta, mas ao mesmo tempo acorrente pela bobina de equalização e pela bobina de voltagem do regulador de voltagem nº 2 criam campos magnéticos que se auxiliam mutuamente, aumentando a força do electroíman Com isto, há uma redução na pressão da mola nos discos de carvão, aumentando suas resistências e permitindo que menos corrente flua no circuito do campo do gerador nº 2.Sendo assim, a voltagem de saída deste gerador diminuirá.Com a voltagem de saída do gerador nº 1 aumentada, a queda de voltagem através do resistor de equalização nº 1 aumenta; e com uma redução na voltagem de saída do gerador nº 2, a queda de voltagem através do resistor de equalização nº 2 diminui. Quando a voltagem de saída dos dois geradores for igual, a queda de voltagem através dos resistores de equalização também será igual. Nenhuma corrente fluirá no circuito de equalização, a carga estará equilibrada e a leitura nos amperímetros será aproximadamente a mesma. Os geradores, estão, portanto, em paralelo.

A finalidade do circuito de equalização é auxiliar os reguladores de voltagem automaticamente, reduzindo a voltagem do gerador com voltagem elevada, e aumentando a voltagem do gerador com baixa voltagem, de maneira que a carga total seja dividida igualmente pelos geradores.

Fig: 03 Circuito de equalização (paralelismo com polarização positiva)

Associação de alternadores

Associar alternadores consiste em agrupar dois ou mais alternadores ligando-os em serie ou paralelo.

A potência fornecida por uma central e variável com o consumo. Se a central tiver um só alternador e necessário que o alternador possa suportar o consumo máximo. Se este consumo for muito elevado os condutores de estátor devem ter grande grossura, que poderá não ser aceitável (maquina de grande dimensão e corrente de foucoult muito elevada).

Por outro lado funcionara em más condições de rendimento durante muito tempo em que a carga é uma fracção da carga máxima.

Alem de tudo isto, é necessário existir um alternador de reserva na central da mesma potência, na previsão de avaria na primeira máquina.

Por esta razão deve-se prever a repartição da potência eléctrica; a fornecer por varias unidades a serem ligados ou desligados da linha consoante as unidades de consumo. Sendo assim, nas centrais eléctricas não é conveniente, usar-se um único gerador de elevada potência capaz de fornecer toda potência necessária para as linhas utilizadoras.

Vantagens da operação em paralelo

A origem da ideia de se utilizar geradores em paralelo foi a de conferir contabilidade ao sistema, dividindo a potência alimentadora de um circuito entre várias fontes. Mas esta não é a única vantagem de utilizar mais de um gerador em paralelo. Esta forma de ligação é vantajosa sobre diversos pontos de vista, desde o económico até o militar. Além disso, pode-se utilizar geradores em paralelo, em diversas aplicações, desde a alimentação de circuitos electrónicos de grande importância, passando por cargas como hospitais e shoppings, e chegando até à alimentação de cidades inteiras, que utilizam a energia de diversas centrais de geração.

De fato, a principal vantagem da operação em paralelo de geradores é, como foi citado acima, a confiabilidade que isto confere ao sistema alimentador. Se uma unidade de consumo de energia, seja ela uma cidade ou uma residência, for alimentada por um único gerador, basta que haja um defeito no mesmo, e esta unidade perderá o fornecimento de energia. Se a geração for dividida entre dois (ou mais) geradores de menor capacidade de fornecimento, mesmo que ocorra falta em um gerador, os consumidores continuaram sendo alimentados pela potência do(s) outro(s), evitando queda de energia. Por este motivo, vários hospitais, que possuem cargas importantes e que não podem ser interrompidas, utilizam sistema de geração própria.

Outra vantagem da operação em paralelo é a maximização do rendimento das máquinas. Quando há uma única fonte de energia, o valor de sua capacidade nominal é fixo. Desta forma, quando a demanda da carga for baixa, a capacidade da fonte continuará sendo a nominal, caracterizando-se uma queda no rendimento da máquina. Se, por outro lado, forem utilizados diversos geradores operando em paralelo, alguns deles podem ser desligados do sistema durante determinados períodos em que a demanda da carga for reduzida. Assim, a capacidade nominal do grupo de geradores cai, mas é suficiente para alimentar a carga a qualquer momento, e o rendimento do mesmo é mantido em um nível satisfatório, melhorando, entre outras coisas, o seu factor de potência.

A operação em paralelo também possibilita maior frequência em actividades de manutenção e verificação das máquinas, utilizando os equipamentos excedentes enquanto uma das máquinas estiver desligada. No caso de empresas e indústrias de grande porte, isso contribui para a redução das perdas financeiras ocorridas quando desligam-se as máquinas para manutenção, pois não há a necessidade de interromper-se completamente a produção

No caso de uma unidade consumidora onde é esperado um aumento na demanda de energia ao longo do tempo, adicionar geradores em paralelo com o instalado inicialmente é uma solução interessante, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com