TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRECIAÇÃO LDB: TÍTULO V - DA EDUCAÇÃO ESPECIAL TÍTULO VI - DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Exames: APRECIAÇÃO LDB: TÍTULO V - DA EDUCAÇÃO ESPECIAL TÍTULO VI - DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

As Leis de Diretrizes e Bases visam às organizações dos segmentos educacionais. Quando a LDB trata da educação Especial pretende nortear o povo brasileiro dos direitos das pessoas com necessidades especiais a uma educação de qualidade que é garantido a todo e qualquer cidadão sem distinção. Atender as diferentes necessidades dos matriculados nas redes públicas de ensino de forma responsável é certamente um dos maiores desafios que escola tem de enfrentar atualmente uma vez que o paradigma de uma educação inclusiva vem alcançando um espaço significativo da educação nacional.

A LDB tem por objetivo tornar esclarecidos pais, professores demais envolvidos na educação de alunos com dificuldades de aprendizagem, para que os mesmos possam oferecer educação de qualidade, baseando no enfoque de obter educação para todos, universalização do acesso à educação e oferecimento deum ambiente adequado para aprendizagem de acordo a necessidade de cada um. Vale ressaltar ainda a importância que a Lei mostra de especialização adequada de professores para atendimento especializado.

Enfim quando se trata de educação para pessoas com necessidades especiais ainda há muito que se cumprirem, leis que estão ainda no papel, mas que precisa ser vista pelos órgãos competentes e cumpri-las de forma correta oferecendo as pessoas oportunidades de se desenvolver cidadãos críticos e pensantes.

Quando a Lei trata dos profissionais em educação deixa clara a preocupação em formar bem esses profissionais, reflete um novo momento no ensino neles vêm os desafios e avanços com relação ao contexto educacional. A LDB especifica a questão dos professores e procura valorizar o magistério, fala do plano de carreira, do piso salarial visando a melhoria da educação brasileira.

A lei distribui funções, atribuições e responsabilidades, essas responsabilidades não estão no seu texto, mas na ação de cada professor, escola e comunidade. O texto não é o ideal, mas precisa ainda de ajustes, mas é um norte para fundamentar nossa ação pedagógica e que coma implementação da LDB, o Brasil passe a ser um ensino democrático atualizado e adequado a realidade de cada clientela.

Referências

LDB: Lei de Diretrizes e Bases

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com