TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS DP UNIP

Casos: APS DP UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  3.702 Visualizações

Página 1 de 6

Prova P1 - THAU URB I – 2013

Conteúdo 2

1 - Escolha a alternativa que corresponda a uma definição correta do que é Urbanismo:

Urbanismo é o nome dado a uma disciplina, de caráter científico, que tenta explicar o crescimento, a produção e o desaparecimento das cidades, tanto no passado, quanto no futuro.

2 - Escolha a alternativa que corresponda a uma definição correta do que é Urbanização:

Urbanização é o processo de surgimento e expansão dos espaços urbanos, que constituem as cidades, metrópoles e demais áreas consideradas urbanas.

3 - A noção de planejamento urbano, como o próprio nome afirma, pretende planejar a organização do espaço urbano. Isso significa anteceder, prever e preparar algo que está por vir. Nesse sentido identifique a seguir a alternativa que CONTÉM a caracterização do que foi o planejamento urbano no projeto para a construção da nova capital do Brasil, Brasília:

O desenho do traçado da cidade de Brasília foi uma consequência do planejamento urbano que definiu as diretrizes da nova capital.

Conteúdo 3

1 - O urbanismo moderno contido na Carta de Atenas, para poder propor uma cidade que fosse universal e pudesse se adequar a todas as culturas e a todo o mundo, teve de adotar um conceito sobre o homem que servisse a esse propósito. Escolha a alternativa que CONTENHA o conceito de homem que existia nas propostas urbanísticas modernas:

Foi utilizado o conceito de homem universal, ou seja, um homem com dimensões conhecidas e características culturais que eram consideradas gerais, gerando um padrão humano médio capaz de ser implantado em projetos feitos em qualquer lugar do mundo.

2- A Carta de Atenas propõe que a vida urbana seja organizada em funções básicas, que resumiriam as atividades realizadas dentro da cidade moderna. Essa simplificação está baseada na seleção de funções que, do ponto de vista dos autores da Carta, satisfariam todas as necessidades de quem mora na cidade, como se a própria cidade fosse uma máquina organizada segundo padrões pré-determinados de funcionamento. Escolha a alternativa que NÃO CONTÉM uma dessas funções:

Estudar / desenvolver conhecimento.

3- O capitulo 6 do livro “Arte Moderna” de Giulio Carlo Argan, traça um panorama geral e extremamente favorável sobre a arquitetura moderna e seus conceitos básicos e arquitetos principais. De acordo com esse texto as principais características dela são: a prioridade no planejamento urbano sobre o projeto arquitetônico; a busca do máximo de economia na utilização do solo e na construção, a fim de poder resolver, mesmo que no nível de um “mínimo” de existência, o problema da moradia; a rigorosa racionalidade das formas arquitetônicas, entendidas como deduções lógicas (efeitos) a partir de exigências objetivas (causas); a aplicação contínua da tecnologia industrial, na padronização e na pré-fabricação em série, isto é, a progressiva industrialização da produção de todo tipo de objetos relativos à vida cotidiana (desenho industrial); e a concepção da arquitetura e da produção industrial como fatores condicionantes do progresso social e da educação democrática da comunidade. Escolha a alternativa INCORRETA sobre o urbanismo e a arquitetura moderna de acordo com o texto:

O planejamento urbano é essencial, e deve ser desenvolvido depois de um intenso trabalho de industrialização da arquitetura, para racionalizar seus processos produtivos.

4- Escolha a alternativa que estabeleça a relação entre o projeto do plano piloto da cidade de Brasília (o lago Paranoá está marcado em branco), a sua topografia e o texto de Kenneth Frampton sobre a Carta de Atenas.

O projeto do plano piloto de Brasília se utiliza das categorias presentes na Carta de Atenas, mas não se limita a ela, pois organiza um desenho que, ao mesmo tempo em que organiza as funções da cidade, separando-a em dois eixos principais, consegue encaixá-la na topografia, fazendo com que as águas pluviais que atingem o plano piloto cheguem naturalmente ao lago, evitando quaisquer problemas com inundações.

5- Abaixo estão algumas das críticas feitas pelo texto da Carta de Atenas (escrita entre as décadas de 1920 e 1930) às cidades tradicionais. Essa foi uma maneira de justificar as propostas urbanas modernas que a Carta propõe no restante de seu texto. Leia e em seguida responda à pergunta.

I – Nos setores urbanos congestionados, as condições de habitação são nefastas pela falta de espaço suficiente destinado à moradia,pela falta de superfícies verdes disponíveis, pela falta, enfim, de conservação das construções(exploração baseada na especulação).Estado de coisas ainda agravado pela presença de uma população com padrão de vida muito baixo,incapaz de adotar,por si mesma medidas defensivas(a mortalidade atinge até vinte por cento).

II –O crescimento da cidade devora progressivamente as superfícies verdes limítrofes,sobre as quais se debruçavam as sucessivas muralhas.Esse afastamento cada vez maior dos elementos naturais aumenta proporcionalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com